Bárbara Martau/Opovonews – Fotos: Aelson Souza/Rádio Porto Brasil FM
O vereador Danilo Suprilar (PSB) anunciou, em entrevista ao Programa Livre, da Rádio Porto Brasil FM, que iria protocolar na Câmara Municipal de Porto Seguro, ainda na segunda-feira, 25 de agosto, um pedido para instauração de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI). Ele quer que seja investigada a denúncia de que a Prefeitura de Porto Seguro, sob a gestão de Cláudia Oliveira, teria contratado, sem a realização de concurso, 1.500 funcionários que residem no município de Eunápolis.
A prefeita é esposa de Robério Oliveira, ex-prefeito de Eunápolis por dois mandatos. “Durante as reuniões de campanha de Cláudia, muitas vezes eu interrompia o discurso dela para perguntar se, caso eleita, ela iria trazer funcionários de Eunápolis, e ela sempre negou que isso fosse acontecer, mas fez ao contrário e trouxe muita gente”, afirmou Danilo, que assinou, durante o programa, o requerimento de abertura de CPI.
Danilo explicou que, caso o crime fosse de improbidade, o requerimento necessitaria da assinatura de um terço dos 17 vereadores que compõem a atual legislatura municipa, mas como a denúncia é relativa a crime de responsabilidade, por suposta contratação sem concurso público, a instauração da CPI (ou Comissão Especial de Investigação, com é denominado no regimento do Legislativo municipal) não precisa da assinatura de outros vereadores. Segundo o edil, conforme prevê o artigo 59 da lei orgânica do município, basta o requerimento com apenas a assinatura do vereador solicitante para que o presidente da Casa, Paulo Onish, determine a instalação da CPI. “Vou aguardar a posição do presidente da Câmara até esta quinta-feira, quando teremos sessão plenária”, adiantou Danilo.