O convidado especial do nosso evento Raízes Quilombolas, Célio Pinheiro Leocádio, chegou da Bahia, Brasil, esta semana e teve a oportunidade de conversar com estudantes de Antropologia da Universidade Utah Valley. Célio é mobilizador, ativista e líder comunitário dos movimentos quilombolas no sul da Bahia. Quilombos são comunidades originárias de assentamentos de afro-brasileiros que foram escravizados. Ele também é o presidente da Associação Quilombola Volta Miúda, terra e ancestralidade que compartilha com seu primo Mestre Jamaika.
Agradecemos à UVU e ao Professor Gurr por valorizarem essas pessoas, histórias e lições importantes. Se você tiver interesse em que Célio fale pela sua organização durante a visita ou se quiser adquirir o livro dele, entre em contato conosco. O novo livro de Célio, “Honrando a Ancestralidade”, é um relato poderoso da luta, resistência e legado de uma comunidade quilombola. Escrito a partir de suas experiências como líder da Volta Miúda, o livro revela a trajetória de resistência e coragem que ecoa desde os primeiros quilombos no Brasil até os dias atuais.
Com uma narrativa envolvente e repleta de significados, Célio compartilha as conquistas, os desafios e os sonhos de sua comunidade, abordando temas como a preservação das tradições culturais, a importância da união comunitária e a luta incansável por direitos territoriais e sociais. A história da Volta Miúda é um exemplo vivo da força de um povo que, honrando suas raízes, busca garantir um futuro digno para as próximas gerações.
O leitor encontrará reflexões profundas sobre a ancestralidade africana, a importância da preservação cultural e a resiliência de uma comunidade que resiste às pressões externas, mantendo viva sua identidade. Honrando a Ancestralidade é uma obra que inspira, educa e convida a todos a conhecer e valorizar a rica herança quilombola do Brasil.
Célio Leocádio é mobilizador social, ativista quilombola e presidente da Associação de Produtores Remanescentes de Volta Miúda (Caravelas, Bahia, Brasil). Educador, agricultor e coordenador de Movimentos Quilombolas do Extremo Sul da Bahia. Atua desde 2000 na articulação de políticas públicas para comunidades tradicionais. Desenvolve ação em agroecologia, turismo pedagógico, educação diferenciada e reflorestamento com jovens. É membro do Conselho das Comunidades Quilombolas do Extremo Sul e referência na luta pelos direitos quilombolas do Território Baiano. É escritor do livro “Honrando a Ancestralidade”.
Veja o vídeo “Vida em Movimento do SBT diretamente do Estados Unidos. Matéria de duas lideranças quilombolas de Volta Miúda levando a cultura brasileira para o mundo. Mestre Jamayka e Célio Leocádio.
A entrevista foi conduzida por Cida Vanderplas, dentro do programa Vida em Movimento, em parceria com o DBT e a Empire Flix.