A língua é fundamental para a comunicação e expressão de todos os aspectos que compõem os diferentes povos.
Em Portugal e no Brasil, a língua portuguesa é, simultaneamente, a língua nacional e a língua oficial. A língua nacional é a língua que é nativa de uma grande parte da população e que é vista como um símbolo da identidade nacional. A língua oficial, por outro lado, é a língua utilizada nas interações com os órgãos públicos e no ensino.
- Língua Nacional:
A língua portuguesa é a língua nacional de Portugal e do Brasil, sendo a língua materna da grande maioria da população em ambos os países. É também uma marca de identidade cultural e social.
- Língua Oficial:
A língua portuguesa é a língua oficial de Portugal e do Brasil, ou seja, é a língua que deve ser utilizada em todas as interações com os órgãos públicos, nos documentos oficiais e no ensino.
- Convergência:
Em Portugal e no Brasil, a língua nacional e a língua oficial são a mesma. No entanto, em outros países, pode haver uma diferença entre as duas, como em Macau, onde a língua portuguesa é oficial, mas não é a língua nacional.
Em resumo, a língua nacional e a língua oficial são, no caso de Portugal e do Brasil, o português, sendo esta a língua que une o país e é usada nas relações com o governo e no ensino.
A língua portuguesa é falada no Brasil por influência dos portugueses, principais responsáveis pela colonização no país. Porém, o português falado pelos brasileiros é dotado de diversas variações derivadas de outros idiomas, como o Tupi-Guarani, por exemplo.
O Tupi foi uma das maiores nações indígenas do Brasil, quando os primeiros colonizadores europeus desembarcaram nas terras tupiniquins.
Além dos idiomas indígenas, a língua portuguesa brasileira também é sincretizada com idiomas dos povos africanos (como o ioruba, jejes e nagôs, por exemplo), que foram trazidos para o Brasil durante o período da escravidão.
A língua é fundamental para a comunicação e expressão de todos os aspectos que compõem os diferentes povos.