O Povo News

Universidade Federal do Sul da Bahia entra em atividade com 800 alunos matriculados

Ascom/GovBA – Fotos: Manu Dias/GovBA

aula inaugural ufsb 1

Com a proposta de ser uma forte âncora na região sul da Bahia, voltada para a internacionalização e integração social, a Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) iniciou oficialmente suas atividades. Uma aula inaugural realizada na noite de segunda-feira, 8 de setembro, no Campus Jorge Amado, em Itabuna, reuniu o ministro da Educação José Henrique Paim, o governador Jaques Wagner e a comunidade acadêmica.

Aproximadamente 95% dos alunos da nova universidade são da região sul e 85% concluíram o ensino médio em unidades públicas de ensino. De acordo com o reitor da UFSB, Naomar Almeida, a maioria das vagas de cursos de universidades interiorizadas é ocupada por acadêmicos de fora da região onde a instituição está localizada, o que não deve ocorrer com a Universidade Federal do Sul da Bahia.

“Criamos um modelo com uma rede de colégios universitários em municípios da região com mais de 20 mil habitantes. Os alunos podem assistir às aulas da universidade sem sair de onde moram e só vem para as três sedes – Itabuna, Porto Seguro e Teixeira de Freitas para completar seus cursos”, explica o reitor.

Bacharelados e licenciaturas

Atualmente a universidade já contabiliza 800 matrículas nos bacharelados interdisciplinares (Artes, Ciências, Humanidades e Saúde) e nas licenciaturas interdisciplinares. Naomar disse que a meta é alcançar 900 matrículas e explicou que, nesta modalidade, “o aluno não entra direto no curso profissional. Entra na universidade e faz suas escolhas durante o percurso de formação, podendo mudar se quiser”.

Ainda conforme o reitor, para a transmissão dos conteúdos que partirão das sedes para os colégios universitários será utilizada tecnologia digital e recursos audiovisuais. “Um modelo de ensino que faz com que cada aluno seja colaborador, tutor, orientador, monitor de colegas. Isso potencializa a capacidade da universidade de agregar conhecimento para a formação e inclusão social”.

Morador de Itabuna, Andresson Costa, 29 anos, é um dos matriculados na UFSB e está ansioso para começar as atividades. “É muito importante ter uma universidade federal no sul da Bahia, já que antes só tinha nas capitais e no Recôncavo. Isso facilita com que as pessoas do interior tenham acesso ao ensino superior”.

Parceria

Os colégios universitários são resultado de parceria da UFSB com o Governo do Estado, que permite à instituição utilizar as unidades de ensino da Secretaria da Educação do Estado. Na oportunidade, a vice-reitora da UFSB, Joana Guimarães, informou que as atividades irão ocorrer durante a tarde e, principalmente, à noite.

Ela explicou que os colégios universitários estão localizados em municípios do entorno das cidades que possuem campus da UFSB e que outras cidades também serão contempladas. “Neste primeiro momento, serão abertos colégios universitários em Ilhéus, um aqui na sede e outro em Itabuna, Coaraci e Ibicaraí. Na região de Porto Seguro e Santa Cruz Cabrália e mais ao sul do estado, em Teixeira de Freitas e Itamaraju”.

Porto Seguro

Em Porto Seguro, a aula inaugural da Universidade Federal do Sul da Bahia será realizada nesta terça-feira, 9, às 18h, no Campus Sosígenes Costa, que funcionará no Centro Cultural e de Eventos do Descobrimento, no km 10 da BR 367.

Na ocasião, será apresentado o Projeto Político Pedagógico da UFSB, destacando o regime de formação em ciclos, o modelo de cursos interdisciplinares e o conceito dos Colégios Universitários. Também serão mostrados os componentes curriculares que os estudantes cursarão nos primeiros períodos letivos. Apresentaremos também os sistemas de avaliação e de orientação dos alunos, juntamente com os programas de integração social, ações afirmativas e apoio estudantil.

Teixeira de Freitas

Em Teixeira de Freitas, as aulas começam nesta segunda-feira, às 18h, no Campus Paulo Freire, localizado na praça Joana Angélica, lado oposto à Avenida das Nações, junto ao Centro Educacional Territorial do Estremo Sul (Cetepes). A primeira semana será para acolhimento do corpo discente. Já a aula inaugural está marcada para sexta-feira, 12, e reunirá professores, alunos, familiares, autoridades e a comunidade teixeirense.

A estrutura inicial da UFSB em Teixeira de Freitas é composta pelo campus Paulo Freire e pelo  Colégio Estadual Polivalente, em Itamaraju. Mais 220 estudantes estão matriculados e são esperados para o início das aulas.

aula inaugural ufsb

Compartilhe nas redes sociais:

Leia mais

Imagem do WhatsApp de 2024-05-28 à(s) 17.21
20240528_190431
Imagem do WhatsApp de 2024-05-27 à(s) 18.15
dfg
OIP (2)
OIF
OIP (1)
66596c63d6477c19d1ff9a36e46d4186
lula-evento-etanol-raizen-24-mai-2024-848x477
fachin-stf
mata-atlantica-petar-foto-daniel-de-granville-conexao-planeta
IMG_2977