Radar 64 – Foto: Internauta RADAR 64, via Whatsapp
Centenas de carros ficaram parados por quase oito horas, na manhã de quarta-feira, 6 de agosto, na BA 001, em Porto Seguro. Foi o resultado de um protesto dos moradores do distrito de Vale Verde contra as duas empresas que operam linhas de ônibus na região e contra a má conservação da estrada.
Durante o bloqueio, que aconteceu a quatro quilômetros do lugarejo, a comunidade pediu que as empresas disponibilizassem mais veículos para atender aos usuários das rotas Vale Verde a Arraial d’Ajuda e Eunápolis a Trancoso.
Os manifestantes também solicitaram que o Derba (Departamento de Estradas e Rodagens da Bahia) faça reparos urgentes no asfalto e instale redutores de velocidade em alguns trechos.
Segundo os populares, os buracos na pista e o excesso de velocidade dos carros são apontados como responsáveis por vários acidentes, alguns com mortes. Outa reclamação da comunidade foi quanto à falta de iluminação nas imediações de Vale Verde.
A estrada foi liberada por volta do meio dia, depois de intensa negociação da Polícia Rodoviária Estadual, conforme informou o subtenente Omar, do posto de Vale Verde. As empresas de transportes Brasileiro e Águia Azul, além do Derba, ainda não se manifestaram sobre o protesto da comunidade.