O Povo News

PM faz palestra de prevenção às drogas no IF Baiano

O Instituto Federal Baiano (IF Baiano), campus de Teixeira de Freitas, recebeu na manhã desta sexta-feira (2), o comandante da 87ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), major Neto, que fez a abertura da palestra “Drogas! É preciso dizer não”. O evento foi no espaço multiuso do instituto.

Alunos do ensino médio e do curso técnico, que contempla as áreas de Administração, Agropecuária e Floresta participaram da palestra ministrada pelo cabo Marcilio Soares Costa, que também é educador.

Numa linguagem bem adequada e fazendo uso de slides, o militar abordou a prevenção ao uso de entorpecentes, enumerou as drogas lícitas e ilícitas e mostrou à comunidade estudantil as diversas situações que incentivam adolescentes a conhecerem o mundo obscuro do uso e do tráfico de drogas.

O major Neto chamou a atenção para a necessidade do jovem não procurar nas drogas o alívio para o seu sofrimento emocional e alertou sobre os impactos que a dependência química causa no âmbito familiar. O oficial defendeu a necessidade do enfrentamento que a Polícia Militar já faz no combate ao tráfico de drogas, mas reconheceu o papel da escola e da família enquanto eixo que move as relações sociais.

“A adolescência é uma fase conflituosa em razão das transformações, principalmente as transformações psicológicas”, explicou o major aos estudantes, destacando que é nessa fase da vida que surgem os questionamentos, a vontade de experimentar o novo, mesmo sem uma ideia bem formada dos riscos. “Por isso a participação da escola, promovendo eventos como este e a vigilância dos pais são muito importante para a prevenção à droga na adolescência”, concluiu.

O diretor geral do instituto, João Botton, pontuou que esse tipo de evento é mais uma medida educativa que a unidade de ensino vem buscando para a classe estudantil.

“Ter a presença da Polícia Militar aqui fazendo essa palestra é uma forma de diversificar o acesso ao conhecimento e esse tipo de discussão é muito importante pra prevenção [ao uso de entorpecente], afinal, nossos alunos estão inseridos em vários contextos sociais e eles se deparam com esses problemas todos os dias”, destacou.

Ivanildo Porto, que é professor e coordenador de ensino do IF Baiano, também vê a palestra de prevenção às drogas como uma forma de ampliar o conhecimento dos alunos no sentido de prepará-los para resistir.

“O adolescente é uma presa fácil para o tráfico de drogas”, lembrou.

Ascom 87ª CIPM

Compartilhe nas redes sociais:

Leia mais

Imagem do WhatsApp de 2024-07-19 à(s) 06.07
Imagem do WhatsApp de 2024-07-18 à(s) 07.34
OIF
2344er
agora3_33
download
FmxpEXGWQBYF6ba
1000386008-300x200
R
governador-jeronimo-divulgacao-GOVBA-1000x530-1-e1705379913161-1728x800_c
Imagem do WhatsApp de 2024-07-17 à(s) 11.46
R