O Povo News

Narciso e família agregam riquezas e valores na fazenda Itabira em Ibirapuã

Franedir Gois/OPovonews

O município de Ibirapuã é rico na agricultura, na agropecuária concentrando a maior empresa de abastecimento de leite do norte/nordeste, “Laticínios da Vaca”, presente em toda região.

Narciso Vicente Augusto, carinhosamente chamado de “Narcisão” é, pois, o proprietário da Fazenda Itabira, localizada próximo ao Distrito de São Jorge, município de Mucuri.

Narcisão é um trabalhador dedicado, junto com seus familiares, comandados por Dona Anália e o resto da prole. Fabricantes de alimento derivados da mandioca, tais como: beiju, chimango, goma. Também fabricam corantes, popa de frutas, dentre outras maravilhas da roça.

Conversamos com Narcisão, ele falou da história de seus pais quando chegaram no lugar e dos desafios do dia-a-dia. “Esse lugar foi uma posse que meu pai tirou na época quando chegou. São 8 alqueires de terras adquiridos antes de eu nascer. Meu pai veio pra cá, trabalhou muito tempo com madeira e depois adquiriu esse nosso lugar. Ele foi um guerreiro, junto com minha mãe e meus irmãos. Enfrentaram onça, queixadas, caititu e outros bichos nativos. Meu pai logo depois morreu, minha mãe vendeu uma parte da propriedade, depois meus irmãos foram embora e somente eu fiquei e estou até hoje.

Veja o vídeo falando sobre as plantações e serviços diários;

Vídeo falando do arrendamento das terras para plantio de cana-de-açúcar:

Dona Anália e sua nora Fabrícia falam dos produtos que produzem na fazenda Itabira:

Compartilhe nas redes sociais:

Leia mais

Armas de caça capturadas
Ladrões Cidade Historica
Indigena Caraíva
Mucuri
Nova Viçosa
20240229_101412
20240229_124054
ameacando-parlamentares-780x470
INFOCHPDPICT000073512255
Jeronimo_Rodrigues_Revista_Nova_Bahia
20240228_091611
rs42268_gp0stts2p_pressmedia-lpr