Franedir Gois/OPovonews
Na manhã de domingo 5 de março, em Teixeira de Freitas, na Paróquia São José Operário, conversamos com o jovem padre Mathaus, ordenado sacerdote em poucos meses e já assumindo a responsabilidade do trabalho vocacional na diocese. Na manhã de domingo o encontro com jovens vocacionados de diversas paróquias, buscando o discernimento vocacional.
Vocação é uma palavra que vem do termo em latim vocare, que significa convocar, chamar, escolher. Vocação é, portanto, um chamado de Deus a uma determinada pessoa. Esse chamado é individual, possui características únicas para cada um. Por isso, há uma etapa fundamental na vida de cada ser humano, chamada de discernimento vocacional.
Quando se alcança a dádiva de ouvir a Deus, dizemos sim à oportunidade de dedicar nossos próprios dons a um bem maior. Essa é, sobretudo, a verdadeira realização plena, que só se alcança seguindo a uma vocação.
Diferentes tipos de vocação: sacerdotal, matrimonial, religiosa e leiga.
- Vocação matrimonial ou Laical: esse tipo de vocação pode ser vivida por leigos batizados que participam da comunidade cristã por meio da Igreja. Para esse grupo, diversos propósitos de vida podem ser encontrados, através do ministério familiar ou ações missionárias;
- Vocação sacerdotal: religiosos chamados a anunciar o evangelho e guiar a comunidade rumo ao caminho de Deus. Aqui estão os diáconos, presbíteros e bispos;
- Vocação religiosa: pessoas que se consagram a Deus por meio dos votos religiosos de pobreza, obediência e castidade e, geralmente, seguem e servem a Cristo por meio de uma Congregação Religiosa, um exemplo são os irmãos maristas, irmãos capuchinhos, dentre outros.