O Povo News

Jerônimo lança programa para pessoas com doença renal crônica e anuncia medidas para acelerar processo de regulação

O governador Jerônimo Rodrigues anuncia, nesta quarta-feira (1°), às 18h, no auditório da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), no Centro Administrativo da Bahia (CAB), medidas que auxiliarão a acelerar o processo de regulação de pacientes, cujo investimento supera os R$ 116 milhões por ano. A principal medida é o lançamento do programa de Cofinanciamento Estadual na Atenção Especializada às Pessoas com Doença Renal Crônica. A secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana, também estará presente.

Um dos reflexos imediatos do programa de Cofinanciamento Estadual na Atenção Especializada às Pessoas com Doença Renal Crônica é a liberação de 132 leitos hospitalares, atualmente ocupados por paciente dialíticos, para que a Central Estadual de Regulação possa encaminhar outros pacientes, além da eliminação da fila de espera de 122 pessoas que aguardam para fazer hemodiálise ambulatorial, que vinha crescendo em virtude da falta de acesso a diálise ambulatorial.

Outra medida é a ampliação do Programa de desospitalização e serviço de oxigenoterapia domiciliar, o que possibilitará que mais pacientes possam continuar o seu tratamento na residência, liberando leitos hospitalares. Também na perspectiva de acelerar o processo de regulação está a contratação de novos médicos reguladores que atuarão na Central Estadual de Regulação.

Compartilhe nas redes sociais:

Leia mais

Sem-nome-1500-x-1080-px-2026-06-23T131533
Captura de tela 2026-06-24 074417
20260620_212000
WhatsApp-Image-2026-06-22-at-11.50
Captura de tela 2026-06-23 072532
Captura de tela 2026-06-23 071508
23-de-junho-dia-do-lavrador-cursos-cpt
WhatsApp Image 2026-06-22 at 08.12
Captura de tela 2026-06-22 074405
Captura de tela 2026-06-22 104544
Noticia-oXarope_1_19JUN2026
Captura de tela 2026-06-22 065610