O Dia do Imigrante é comemorado em 25 de junho no Brasil.
A imigração é um fenômeno que ocorre quando há o deslocamento de grupos de indivíduos das regiões / países em que nasceram para terras estrangeiras.
Esta data foi criada para homenagear essas pessoas, que deixam para trás amigos e família em busca de melhores condições de vida, além de colaborarem para o crescimento do país que se destinam.
O Brasil é um país formado e construído por várias diferentes nacionalidades, que migraram de seus países com o sonho de obter melhores condições de vida em terras brasileiras.
Italianos, alemães, ucranianos, poloneses, africanos e japoneses foram algumas das etnias que chegaram ao Brasil, em meados do século XVIII e XIX, e ajudaram na colonização do país.
No calendário brasileiro, os imigrantes ainda são homenageados em duas outras datas: Dia do Imigrante Italiano (21 de fevereiro) e o Dia do Imigrante Japonês (18 de junho).
Origem do Dia do Imigrante
O dia 25 de junho foi determinado como o Dia do Imigrante através do Decreto nº 30.128, de 14 de novembro de 1957, emitido pela Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.
Esta data foi escolhida por ser o fim das celebrações da semana da Imigração Japonesa, comemorada a partir de 18 de junho.
Imigrantes são pessoas que se deslocam de seus países de origem para se estabelecer em um novo país, seja temporária ou permanentemente, com o objetivo de trabalhar, estudar ou buscar melhores condições de vida. Eles são diferentes de emigrantes, que são aqueles que saem de seu país de origem, e de refugiados, que são forçados a deixar seus lares devido a perseguições ou conflitos.
Quem são os imigrantes?
- Definição legal:
A lei brasileira define imigrante como uma pessoa nacional de outro país ou apátrida que se estabelece em território brasileiro.
- Motivações:
Imigrantes podem buscar novas oportunidades de trabalho, educação, ou melhores condições de vida em geral.
- Diferença de refugiados:
Imigrantes escolhem se mudar, enquanto refugiados são forçados a deixar seus países devido a perseguição, guerra ou desastres naturais.
- Direitos e deveres:
Imigrantes têm direitos e deveres no país de destino, como qualquer outro cidadão, e devem respeitar as leis locais.
Tipos de Imigração:
- Imigração econômica:Busca por melhores oportunidades de emprego e salários.
- Imigração familiar:Reunificação familiar com membros que já residem no país de destino.
- Imigração por estudo:Busca por cursos e instituições de ensino no exterior.
Imigração no Brasil:
- Histórico:
O Brasil tem uma longa história de imigração, com grandes grupos de europeus (italianos, portugueses, alemães) e asiáticos (japoneses) chegando ao país.
- Atualmente:
A imigração no Brasil continua, com um fluxo significativo de pessoas de países vizinhos como Venezuela, Haiti e países africanos.
- Importância:
A imigração enriquece culturalmente e economicamente a sociedade brasileira.