O Dia do Abraço é comemorado anualmente em 22 de maio. O abraço é uma demonstração de carinho, afeto ou amizade que está presente em todas as culturas. Normalmente, o abraço pressupõe alguma intimidade, mas algumas culturas são mais “abraçadeiras” do que outras. O dia do abraço deve ser comemorado com muito carinho, porque afinal, é isso que o abraço representa.
Abrace quem você ama e está ai do seu lado em casa, quem você apenas conhece mas tem a rede social dela e pode mandar um abraço virtual, quem você queria abraçar, mas tem vergonha mande um abraço virtual é o que nossa situação em meio a esta pandemia nos permite. Hoje é o dia! Espalhe amor, espalhe abraços virtuais! O mundo está precisando.
Do ponto de vista biológico, o abraço está associado à produção de hormônios que nos causam sensação de bem-estar, como a ocitocina. No nível social, o abraço indica intimidade, cuidado e remete aos primatas, que catavam bichos dos pelos uns dos outros. O toque, muitas vezes, diz até mais do que a comunicação oral.
Os abraços ainda ajudam a cultivar a paciência e demonstrar apreço, além de estimular a liberação de dopamina, o hormônio do prazer, e serotonina, o hormônio do bem-estar, amplamente associado ao bom humor. Por todos estes motivos, os abraços podem inclusive ser importantes no tratamento da depressão.
Em Romanos 12:15, somos instruídos a “alegrar com os que se alegram e chorar com os que choram”. Um abraço expressa essa solidariedade de maneira profunda e sincera. Portanto, lembre-se do poder do abraço e use-o para abençoar a vida daqueles que cruzam o seu caminho.
Um abraço transmite diversos sentimentos e emoções, como afeto, carinho, amor, amizade, apoio, e proteção. Além disso, um abraço pode fortalecer laços e criar uma conexão mais profunda entre as pessoas envolvidas.
Um abraço verdadeiro e sincero pode transmitir mais informações do que se imagina. Proteção, amor e segurança, além de fazer bem para a saúde física e emocional, ativar todo o corpo, auxiliar na prevenção de doenças e acelerar a recuperação do organismo.