Bárbara Martau/Opovonews – Fotos: Opovonews, Ascom/PMTF e CIDEB
Uma aula magna proferida pelo ministro da Educação, José Henrique Paim, com a presença do governador Jaques Wagner, marcará, nesta segunda-feira, 8 de setembro, em Itabuna, o início das atividades acadêmicas da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB). Participarão da solenidade, às 18h, no Campus Jorge Amado, sede da reitoria, 360 alunos de bacharelados interdisciplinares e licenciaturas nas áreas de Humanidades, Artes, Ciências e Saúde.
Criada por projeto de lei sancionado pela presidente Dilma Rousseff em junho de 2013, a UFSB oferecerá, até 2020, 36 opções de cursos a 11.110 estudantes de graduação e pós-graduação. Além de Itabuna, a universidade conta com os campi Sosígenes Costa, em Porto Seguro, e Paulo Freire, em Teixeira de Freitas. A universidade possui, atualmente, 913 estudantes de graduação em 12 bacharelados interdisciplinares e 15 licenciaturas interdisciplinares.
Porto Seguro
Em Porto Seguro, a aula inaugural da Universidade Federal do Sul da Bahia será realizada terça-feira, 9, às 18h, no Campus Sosígenes Costa, que funcionará no Centro Cultural e de Eventos do Descobrimento, no km 10 da BR 367.
Na ocasião, será apresentado o Projeto Político Pedagógico da UFSB, destacando o regime de formação em ciclos, o modelo de cursos interdisciplinares e o conceito dos Colégios Universitários. Também serão mostrados os componentes curriculares que os estudantes cursarão nos primeiros períodos letivos e apresentados os sistemas de avaliação e de orientação dos alunos, juntamente com os programas de integração social, ações afirmativas e apoio estudantil.
Teixeira de Freitas
Em Teixeira de Freitas, as aulas começam nesta segunda-feira, às 18h, no Campus Paulo Freire, localizado na praça Joana Angélica, lado oposto à Avenida das Nações, junto ao Centro Educacional Territorial do Estremo Sul (Cetepes). A primeira semana será para acolhimento do corpo discente. Já a aula inaugural está marcada para sexta-feira, 12, e reunirá professores, alunos, familiares, autoridades e a comunidade teixeirense.
Segundo o decano do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências (IHAC) Francesco Lanciotti Júnior afirmou que os sentimentos no início das atividades da UFSB são dois, “nós estamos tranquilos, por vermos que as metas estão sendo alcançadas e, também, ansiosos para formar a sala de aula e receber os estudantes”.
A estrutura inicial da UFSB em Teixeira de Freitas é composta pelo campus Paulo Freire e pelo Colégio Estadual Polivalente, em Itamaraju. Mais 220 estudantes estão matriculados e são esperados para o início das aulas.
Colégios Universitários
Uma das inovações do sistema pedagógico da UFSB são os Colégios Universitários, que permitirão aos alunos de municípios mais distantes do campus cursarem os primeiros dois anos da universidade em suas próprias cidades de origem. O processo seletivo para o ingresso dos estudantes nos Colégios Universitários em setembro utilizou como critério as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) dos anos de 2012 e 2013. Foi oferecido um total de 330 vagas para os CUNIs, distribuídos nos seguintes municípios:
Porto Seguro (60 vagas) – Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães
Santa Cruz Cabrália (30 vagas) – Colégio Estadual Terezinha Scaramussa
Itamaraju (60 vagas) – Colégio Polivalente
Teixeira de Freitas (30 vagas) – Centro Territorial de Educação Profissional do Extremo Sul
Coaraci (30 vagas) – Colégio Estadual Almakazir Gally Galvão
Ilhéus (60 vagas) – Colégio Modelo Luis Eduardo Magalhães
Ibicaraí (30 vagas) – Colégio Estadual Luis Eduardo Magalhães
Itabuna (30 vagas) – Colégio Estadual Dona Amélia Amado