Viviane Moreira / Opovonews
Nossa equipe de reportagem foi acionada por moradores da Rua 10, no Bairro Bonadiman na manhã de quinta feira (11), quando uma equipe da Secretaria de Meio Ambiente estava no local realizando a derrubada de casas.
De acordo com Ivan Ramalho, fiscal de preservação ambiental do município de Teixeira de Freitas, as casas foram construídas em área de preservação permanente e precisam ser derrubadas.
De acordo com moradores, o próprio prefeito João Bosco autorizou a construção das casas no local, que o mesmo tinha conhecimento das famílias que ali residem, pois esteve em reunião por diversas vezes com os moradores.
” Quando entramos neste terreno, foi o próprio prefeito João Bosco que disse que nós poderíamos estar construindo. Fizemos a campanha para ele, elegemos ele como prefeito, colocamos ele dentro da prefeitura, e agora o meio ambiente veio até nós para derrubar a casa que fizemos, foi através da palavra do prefeito que disse que poderíamos estar construindo. Não temos para onde ir, não temos moradia. Se ele deu a palavra durante a campanha, agora ele tem cumprir. Temos várias testemunhas, foram feitos várias reuniões aqui, ele veio até nós, pediu que nós o ajudássemos na campanha que caso ele fosse eleito, esse pedaço de chão seria nosso. Agora ele manda derrubar, esquecendo da promessa que nos fez. Se for preciso vamos acampar na porta da prefeitura. O meio ambiente nos deu dez dias para desocuparmos a área e não temos para onde ir. Nós confiamos na palavra dele. Nós não invadimos aqui, foi nos dado por palavra”. Declarou Edlângela.
Em toda cidade, várias casas estão sendo construídas em áreas de preservação ambiental, a exemplo do bairro Colina Verde, onde algumas construções estão as margens do córrego charqueado.