Franedir Gois/OPovonews
SINDITAXI – Sindicato dos Taxistas do Extremo Sul da Bahia acompanhou o desenrolar do Projeto de Lei oriundo do executivo local que diminui o preço dos alvarás da categoria. Ronaldo, futuro presidente, Laércio, Edmundo Navarro e Neuton participaram da sessão que aprovou o Projeto de Lei que trará melhorias para todo o agregado.
Nos serviços de táxi comum, calcula-se a tarifa por meio de um taxímetro. Quando se utiliza taxímetro, este é previamente aferido e calcula a tarifa a partir do somatório da tarifa inicial, também conhecida como bandeirada, com a tarifa métrica ou horária. A tarifa métrica mais comumente utilizada é a bandeira 1; a bandeira 2 costuma ser acionada quando há fatores que justifiquem um acréscimo no valor da corrida (horário noturno, estrada de terra etc.) O taxímetro comuta o sistema de medição para tarifa horária, quando o veículo está em baixa velocidade ou parado.
A operação dos serviços de táxi se dá principalmente em três segmentos: pontos de táxi, bandeirada e radiotáxi. Nos pontos de táxi, os veículos são organizados no Sistema FIFO (first-in-first-out), ou seja, a ordem de chegada no ponto de táxi determina a de saída. O segmento bandeirada, onde os taxistas procuram os passageiros nas ruas. Este segmento tem se mostrado social e economicamente mais eficiente, sendo uma tendência de mercado.
Veja o vídeo: