O Povo News

STF suspende reintegração de posse de fazenda ocupada pelo MST em Itabela

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Edson Fachin, suspendeu, na quarta-feira (31), a reintegração de posse de uma fazenda ocupada por integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) em Itabela.

A reintegração havia sido determinada pela Justiça no dia 4 de abril e estava prevista para ocorrer nesta quinta-feira (1º). Apesar da ordem para deixarem o local, as 530 famílias de trabalhadores mantiveram a ocupação.

O grupo ocupou a área, que abrange as fazendas São Jorge e Triunfo, no dia 3 de fevereiro. Na ocasião, as famílias alegaram que a área de 800 hectares estava abandonada e passaram a plantar hortaliças, verduras e raízes no local.

A dona da propriedade, que não teve o nome divulgado, nega que a terra estava sem uso. Segundo ela, a área é voltada para a pastagem e estava arrendada para a criação de gado. Depois que os integrantes do MST negaram a saída, fazendeiros fizeram um curto protesto e bloquearam a BR-101.

Nos primeiros meses de 2023, diversas fazendas foram invadidas pelo MST no interior da Bahia. Em fevereiro, o grupo invadiu áreas de uma empresa de celulose e papel em Caravelas, Teixeira de Freitas e Mucuri.

As áreas fazem parte da empresa Suzano Papel e Celulose. Na ocasião, a companhia informou que não via legalidade na ocupação, e cerca de uma semana depois os locais foram desocupados de forma pacífica, após determinação da Justiça.

 

Fonte: G1 e TV Santa Cruz – Foto: MST

Compartilhe nas redes sociais:

Leia mais

lula-e-lira
1_g20-35126769
bolsonaro-1
Deam Porto Seguro
IMAGEM_NOTICIA_1
nova-carteira-de-identidade-20191014-1133710293
doleira_nelma_kodama
Cristiano-Zanin-
DHFSHDSH
20240220_091958
Site-Sebrae-Redesoft
csm_crianca_desaparecida_pixabay_8a9c0285ea