O Povo News

Silvicultura – Setor florestal cresce e gera renda para o país

O Brasil possui 9,8 milhões de hectares de florestas plantadas, o que corresponde a 1% do território nacional, com grande estoque de 1,88 bilhão de toneladas de gás carbônico (CO2) equivalente.

Segundo IBGE, 76% da produção total de florestas no país é destinada ao eucalipto e 20% ao pinus, garantindo as maiores taxas de produtividade de florestas plantadas do mundo, sendo 39 metros cúbicos de hectare para eucalipto e 31 m 3 /ha para pinus.

A silvicultura é tão importante para o agronegócio que, sem dúvidas, merece ser conhecida pelos agricultores. Afinal, é uma prática fundamental para o meio ambiente e a economia. Alguns de seus principais objetivos são melhorar os povoamentos florestais e promover o uso correto das florestas, sem trazer prejuízos.

A Silvicultura é o cultivo de florestas através do manejo agrícola, afim de produzir madeiras e outros derivados para satisfazer as necessidades do mercado e, ao mesmo tempo, promover o uso racional das florestas.

De modo geral, as atividades básicas da silvicultura incluem:

  • Acompanhamento da precipitação pluviométrica (regime de chuvas);
  • Determinação de espécies mais adequadas;
  • Planejamento da produção e cultivo;
  • Preparo de solo;
  • Manejo e tratamento da cultura;
  • Planejamento das coletas e cortes;
  • Logística dos produtos.

No que diz respeito à silvicultura, destacam-se informações sobre cascas de acácia-negra, folhas de eucalipto, resina, além da produção de carvão vegetal, lenha e madeira em tora, segundo os principais grupos de espécies florestais plantadas para exploração (eucalipto, pinus e outras).

Minas Gerais continua com o maior valor da produção da silvicultura, que cresceu 2,6%, chegando a R$ 7,5 bilhões em 2022, ou 27,3% do total da silvicultura. O estado é o maior produtor de carvão vegetal, com 87,7% do volume nacional. O Paraná vem em segundo em valor de produção de florestas plantadas, R$ 4,8 bilhões.

Compartilhe nas redes sociais:

Leia mais

lula-e-lira
1_g20-35126769
bolsonaro-1
Deam Porto Seguro
IMAGEM_NOTICIA_1
nova-carteira-de-identidade-20191014-1133710293
doleira_nelma_kodama
Cristiano-Zanin-
DHFSHDSH
20240220_091958
Site-Sebrae-Redesoft
csm_crianca_desaparecida_pixabay_8a9c0285ea