Franedir Gois/OPovonews
A Câmara Municipal de Teixeira de Freitas protagonizou o Seminário Senar Para Elas, nessa quinta-feira, 30 de março com mais de 130 mulheres de toda região, ligadas ao Agronegócio.
Foram realizadas palestras, sobre o assunto do Agro oficinas, cujo objetivo é resgatar o valor da mulher empreendedora, sobretudo, usando a matéria prima como o mel, o pão, o leite, as flores para angariar mais renda para a família e, talvez até fomentar negócios.
A missão do Sistema FAEB/SENAR é ser uma entidade de representação dos interesses dos produtores rurais torna-se relevante a implementação de ações que fomentem as iniciativas de grupos de mulheres que buscam contribuir com a agropecuária baiana. Nesse propósito, o Sistema FAEB/SENAR, propôs a criação do Programa Senar para Elas que tem como objetivo fortalecer a participação das mulheres, contribuindo para uma maior representatividade feminina no setor agropecuário. O programa busca fortalecer a participação feminina, não, para sobrepor a contribuição masculina no Agro, mas para somar esforços que tragam benefícios as cadeias produtivas regionais onde estão inseridos, respeitando as dinâmicas e especificidades das regiões. Serão atendidas Produtoras Rurais, Trabalhadoras Rurais, familiares e o público feminino vocacionado para participarem de encontros como seminários, oficinas, cursos de profissionalização, entre outras ações direcionadas ao público feminino rural.
O Sistema objetiva fortalecer a participação das mulheres, contribuindo para uma maior representatividade feminina no setor agropecuário.
PÚBLICO
– Produtoras Rurais
– Familiares
– Trabalhadoras Rurais
– Público Feminino Vocacionado.
A metodologia do programa Senar para Elas propõe um itinerário de aprendizagem flexível e constituído de ações educativas como seminários, palestras, oficinas, cursos de promoção social e formação profissional rural nas cadeias produtivas locais, missão técnica entre outras ações que proporcionem a estas mulheres a escolha democrática do caminho a ser percorrido para a sua formação e o fomento ao cooperativismo e empreendedorismo feminino.
O primeiro evento de lançamento do Programa é feito um Seminário com uma mesa sobre “Oportunidades para as mulheres no setor agropecuário” e a palestra “O protagonismo da mulher na família e na propriedade rural”, além de quatro oficinas que estejam alinhadas as cadeias produtivas rurais.
O programa só vem para o município em parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais. Em Teixeira tivemos vários parceiros.
Veja os vídeos com as oficinas: