Capacitação foi exclusiva para empresários do setor fabril atendidos através de consultorias Lean Manufacturing
Empreendedores dos municípios de Teixeira de Freitas, Belmonte, Porto Seguro, Caraíva e Eunápolis, no Extremo-Sul baiano, atendidos pelo Programa Lean Manufacturing, participaram de uma palestra com o Senai/Cimatec, realizada no último sábado (31), no Polo Industrial de Teixeira de Freitas.
O objetivo da ação foi apresentar aos colaboradores das empresas como é possível, ao mesmo tempo, reduzir o desperdício de sua produção, melhorar a produtividade, aprimorar a capacidade competitiva e aumentar os lucros na empresa.
Durante quatro meses, a consultoria, teórica e prática, acontece em Salvador com os líderes das empresas dentro da fábrica modelo do Senai, e outros encontros na própria empresa, contando com a presença do consultor que observa a aplicabilidade do conteúdo trabalhado, com atenção às fragilidades na gestão de recursos humanos, redesenho dos processos visando a redução de custos, desperdícios, além do pensamento com foco em qualidade.
Para a gestora de projetos do Sebrae em Teixeira de Freitas, Taisa Cancela, o envolvimento das empresas tem sido além do esperado. “Isso reflete em resultados tão excelentes. É a primeira vez que temos o ‘Dia Lean’ fora de Salvador, e isso aconteceu devido ao engajamento dessas 10 empresas. Para o Sebrae, é motivo de alegria poder proporcionar essa oportunidade ímpar de capacitação descentralizada da capital para um maior número de colaboradores”, explicou.
Ainda de acordo com Taísa, a primeira turma de consultoria Lean Manufacturing atendeu a seis empresas no último ano. Em 2024, a consultoria expandiu para 10 empresas. “Mais uma vez o Sebrae está extremamente atento às necessidades dos seus clientes, olhando também para o segmento de indústria da região”, acrescentou a gestora.
Avaliando o Dia Lean, o gerente de produção da fábrica Ecomel Natureza Pura, Robson Souza, garantiu que foi esclarecedor. “O primeiro treinamento me deu um princípio de aprendizado. Agora, foi mais completo e abriu um leque de conhecimentos para melhorar cada vez mais o trabalho com a qualidade das pessoas também “, destacou.
Para o gerente do House Burguer, Werbison Neiva, a capacitação foi interessante pois expande a mente para outras possibilidades. “Foi um divisor de águas para mim. Muita coisa que foi apresentada, agora consigo visualizar de uma forma mais fácil de implementar na empresa”, pontuou.
Lean Manufacturing
Recomendada para empresas de todos os portes, o programa Lean Manufacturing trabalha a partir da metodologia desenvolvida pela Toyota, no Japão, que se mantém no ranking das melhores empresas do seu segmento. Com isso, a consultoria abrange as técnicas e ferramentas que permitem à empresa identificar e reduzir ou eliminar diferentes tipos de desperdícios. Algumas das principais ferramentas aplicadas são: Análise de valor agregado, Mapeamento do fluxo de valor (Estado presente e futuro), OEE, Análise de deslocamentos, entre outras.
O empresário do setor fabril recebe, durante a consultoria, equipes especializadas em trabalhar três dimensões específicas na empresa: Sistema Operacional, Infraestrutura de gestão e Mentalidade e Comportamentos, tudo com foco na mudança da cultura produtiva, buscando sempre mantê-la enxuta o suficiente para que, em todos os níveis de produção, as atividades sejam realizadas visando o maior aproveitamento possível.
Para saber se a empresa possui perfil para as novas turmas do Lean Manufacturing, os interessados podem obter mais informações no Sebrae em Teixeira de Freitas, localizado na Avenida Presidente Getúlio Vargas, 4155, Centro, em frente ao Posto Malacarne II, ou ainda pelos telefones (73) 3291-4333 e 98108-4296.
Por Milka Morais para ML Comunicação