O Povo News

Representantes do povo Pataxó apresentam demandas ao ministro da Integração

O ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, e outros integrantes da pasta participaram, nos últimos dias, de reuniões com representantes de povos indígenas da Bahia, Amazonas e Amapá, respectivamente das étnicas Pataxó, Tukano e Fulni-ô.

O objetivo foi debater estratégias de apoio às comunidades, por meio do fomento à agricultura familiar e do escoamento do artesanato produzido na Região Norte.

Além disso, foi discutido o apoio às aldeias atingidas por fortes chuvas no Extremo Sul baiano.

 

Demandas apresentadas pelo povo Pataxó

Atualmente, cerca de 30 mil indígenas do povo Pataxó estão distribuídos pelos municípios de Porto Seguro, Santa Cruz Cabrália, Prado, Itapebi, Belmonte, Itabela, Eunápolis e Alcobaça.

Entre as demandas apresentadas pela etnia, estiveram ações de inclusão produtiva, desenvolvimento econômico, segurança alimentar e nutricional, demarcação dos territórios, questões de sustentabilidade e preservação ambiental.

Outra reivindicação apresentada pelos Pataxó foi o atendimento básico nas aldeias atingidas por fortes chuvas. Cerca de 20 comunidades estão em situação crítica, sem acesso terrestre e com demandas por cestas básicas, colchões e kits de assistência e higiene pessoal, entre outros itens.

 

Rotas da Integração

Durante os encontros, os participantes conheceram o programa Rotas de Integração Nacional, que tem como objetivo gerar negócios, fortalecer a economia regional, por meio da difusão de conhecimentos, e promover a inovação para os beneficiários.

 

Fonte e foto: Ascom/MIDR

 

Compartilhe nas redes sociais:

Leia mais

Processo contra deputados
BF-770x535
ibametro-teste-balanca-rodovia-baiana
Demarcação terra indigena
RuiCosta-03abr204
Acao MPF
Bicho preguiça resgatado
post-1713389641
6d4f41e9-3db8-4519-87ea-83693d3cd5e6
idosos-beneficios-carteira-do-idoso-cadastro-unico-cadunico
mor
senado