O Povo News

Projeto Verde Mar do Prado cuida das tartarugas e da natureza

As tartarugas marinhas são seres migratórios que passam a maior parte do tempo no mar, atravessando os oceanos para se alimentar, se reproduzir e desovar. São animais que possuem um ciclo de vida longo, portanto, longos intervalos entre as gerações, isto é, entre os períodos de recrutamento de novos indivíduos, o que faz com que as ameaças promovidas pelos humanos tenham um grande impacto na persistência de suas populações.

Mediante a situação da ameaça e extinção das tartarugas moradores da cidade do Prado (BA) resolveram cuidar, junto com as crianças livrando os pequenos filhotes das ameaças dos homens as levando ao mar para que sobrevivam e deem continuidade ao ciclo de vida.

As fêmeas, vão em busca de um lugar para desovar e faz cavidades para colocar os ovos. No mês seguinte, entre novembro e dezembro, começa o nascimento dos filhotes.

Mas o que sempre intrigou os pesquisadores é como esses animais são capazes de voltar exatamente às praias que eles nasceram, tendo em vista que passam anos em águas marinhas distantes da costa e, consequentemente, de sua praia natal.

Esse comportamento de retorno à mesma praia de nascimento é conhecido por filopatria natal ou natal homing e já foi observado a partir de anilhamentos (marcações) realizados em fêmeas durante as desovas.

As tartarugas marinhas enfrentam diversas alterações no seu ambiente decorrentes das ações humanas, tornando-as vulneráveis ou ameaçadas. Uma das principais ameaças é a intensa ocupação do litoralbrasileiro. O avanço da urbanização sobre as praias provoca grandes alterações em áreas que são utilizadas para desova das tartarugas marinhas, pois a presença de iluminação artificial faz com que os filhotes quesaem dos ninhos confundam essas luzes com a luz natural refletida no mar. Com isso, os filhotes ficam desorientados e seguem no sentido oposto ao mar, não conseguindo alcançar as águas. As grandes construções também causam sombreamento nessas praias, o que diminui a temperatura média da areia e interfere diretamente na proporção de machos (areias mais frias) e fêmeas (áreas mais quentes) que nascem.

Projeto Verde Mar luta pela conservação ambiental, com ênfase em ambientes marinhos e costeiros, sensibilizando as pessoas através da educação e conscientização pela vida.

 

Compartilhe nas redes sociais:

Leia mais

Ao-apresentar-um-ou-mais-sintomas-da-Dengue-e-imprescindivel-que-a-pessoa-procure-um-servico-de-saude-para-diagnostico-e-tratamento-adequado
buzu-obitos-1-1
stf-foto-divulgacao
01HV4N7Y4VV8557B82P3QDS2QT
download
incendio-Amazonia1
dengue
Lula
SergioMoro-Podemos-Filiacao-Candidatura-Presidente-AlvoaroDias-RenataAbreu-39-scaled-1-848x477-1
1664292344633315f8bf64b_1664292344_3x2_md
20240409_102426
Carros-transito