O Povo News

Programa “Na Marca do Pênalti” Rádio Difusora AM entrevista jovem Teixeirense, formada em Jornalismo UFRJ.

 

Amadeu Ferreira / Opovonews

 

Na Marca do Pênalti, programa esportivo da Rádio Difusora AM 580 no AR há 30 anos,teve na terça feira (12/08) uma programação especial, histórica e emocionante, o mais curioso foi a união de  gerações da família de tradicionais profissionais da imprensa local.

 

O Radialista Esportivo Amadeu Ferreira, apresentador e titular do programa, ao lado do seu Neto, Breno Alves Ferreira, operador de áudio e estagiário na locução, recebeu o seu irmão Alberto Gonsalves, um dos precursores do Rádio Teixeirense e a sua filha Yara Lopes (apelidada pela família por Carol), formada recentemente em jornalismo, atuando inclusive já há algum tempo numa agencia do Rio de Janeiro, apesar de ter se formado no mês de junho último.

 

Alberto Gonsalves no ano de 1982 participou com o próprio Amadeu Ferreira, Alceu Gonsalves entre outros, da programação esportiva da Rádio Difusora AM 580, assim que a mesma recebeu autorização de funcionamento em definitivo, em 1982, sendo esta a primeira emissora de Rádio da região.

 

Assim que Amadeu titular do programa na época de esporte se transferiu para a Rádio Alvorada AM 990, em 1983, Albert Gonsalves chegou à titularidade do programa durante algum tempo.

 

Alberto foi ao Programa a convite de Amadeu Ferreira acompanhado de sua filha Yara Lopes, apelidada carinhosamente pelos familiares por (Carol), ela é recém, formada em Jornalismo pela UFRJ, (Universidade Federal do Rio de Janeiro) para concederem uma entrevista ao programa de maior longevidade na Rádio do Extremo Sul da Bahia, no AR desde o dia 04 de abril de 1984.

 

Resumo das entrevistas

 

Alberto Gonsalves, falou da sua satisfação em residir na cidade há quatro décadas, e falou do seu empenho em atos políticos em Teixeira de Freitas desde o inicio dos anos 80, e de sua participação efetiva na luta pela emancipação politica administrativa do município, e de todos os eventos sociais aos quais participou naquela época.

 

Ele também falou da sua amizade pessoal com o Governador Jaques Vagner, e afirmou, “o dia que Jaques Vagner veio a Teixeira para a inauguração Estádio, eu disse a ele, o senhor está no meu entender, realizando hoje um ato ilegal, vossa excelência não poderia inaugurar esse Estádio Municipal em Teixeira de Freitas sem a presença de Amadeu Ferreira”.

 

É um ato ilegal e até imoral, Amadeu Ferreira realiza um trabalho esportivo profissional fantástico, ele dedicou toda a sua vida pelo esporte, pelo caráter de sua pessoa, pelo seu trabalho educacional e esportivo que realiza que é um trabalho de alto gabarito, um trabalho chique, ele deveria estar aqui, disse Alberto. Sinto orgulho de ser seu irmão, Falou Galeguinho, a Amadeu Ferreira, finalizando assim suas palavras.

 

A jovem Jornalista Carol muito foi muito simpática com o seu Tio, respondeu todas as perguntas, enaltecendo em quase todas elas a importância da sua família, sobretudo seu pai, que segundo a mesma fez de tudo para que ela alcançasse seus objetivos que era ser Jornalista.

 

As palavras dela deixaram o seu pai Alberto extremamente emocionado, na verdade Galeguinho dos olhos azuis como ficou conhecido no cenário politico teixeirense nos anos 90, chegou a correr lágrimas pela face ao ser elogiado pela sua filha Carol.

 

Perguntada sobre a sua carreira, Carol disse que até então tem sido maravilhosa apesar de ter se formado em Jornalismo em junho último, mas afirmou que já vinha atuando há algum tempo como estagiária. Ela disse que seguiu a carreira de Jornalista pelo fato da influência de sua família, meu pai e meus tios são radialistas, era um sonho que o meu pai tinha, disse ela, e que ele não pode realizar, e eu realizei por ele.

 

Quando eu era pequena meu pai comprava Jornais todos os dias e me incentivava a ler e a estudar jornalismo, agradeço muito meu pai minha mãe, minha família, sobre tudo meu pai que sempre me apoiou e me apoia até hoje, sou uma jornalista de profissão, fiquei muito feliz, depois de ter batalhado durante quatro anos poder pegar o meu diploma.

 

Na faculdade no Rio de Janeiro sempre falei com meus colegas, do seu programa, e do seu Jornal de esporte, eu tive muita influência com o trabalho de vocês, o Jornalismo é uma profissão de muita importância e muita nobreza, disse, fiz vestibular em Vitória e Faculdade no Rio de Janeiro.

 

Yara Lopes falou do momento em que o Congresso Nacional validou um projeto isentando a obrigatoriedade de se ter o diploma para exercer a profissão de Jornalismo, foi um erro e até um choque para nós jornalistas, disse, as empresas e nós todos da área do jornalismo lutamos bastante para que a Profissão fosse outra vez regulamentada, e para que a lei fosse revogada, agora eles voltaram atrás e passaram a exigir outra veza obrigatoriedade do diploma de Jornalista, para que o profissional exerça essa profissão. Não seria muito justo que pessoas de outras formações, se terem estudado como nós, sem se especializar, e sem diploma, viessem disputar vaga de emprego com quem se especializou durante quatro anos como agente fez.

 

 

Yara Lopes que fala Inglês, Japonês e Espanhol é funcionária de uma agência de Jornalismo no Rio de Janeiro, onde trabalha para várias mídias, inclusive mídias internacionais, e atua no Portal Terra onde é responsável pelos artigos de uma página, que trata de assuntos relacionados à beleza, cabelos etc..

 

Durante a entrevista ela também abordou as dificuldades que todas as empresas de comunicação de modo geral enfrentam atualmente, o mercado de Jornalismo se estreitou bastante, as coisas estão difíceis também para as grandes impressas de Mídia, elas também estão passando por dificuldades financeiras e de estrutura, disse.

 

 

O Portal Terra é um meio de comunicação de grande porte, cujo nome próprio é Terra Networks que é uma companhia de internet multinacional. Faz parte da empresa espanhola Telefónica e atua como provedor de conteúdo, serviços de internet e acesso à internet.

 

Amadeu Ferreira entrevistou sua sobrinha Carol, Na Marca do P+¬nalti dia 12 deste mes. ela +® jornalista formada pela UFRJ, e fala, Ingles, Jap+¦nes e Amadeu Ferreira entrevistando sua sobrinha Yara Lopes (Carol) no seu programa esportivo de 30 anos de hist+¦ria na R+ídio Difusora AM 580 de Teixeira

Compartilhe nas redes sociais:

Leia mais

juscelino-filho-uniao-brasil-ma_1_82974
prf-monitora-as-rodovias-federais-1789180-article
aa7da61b146be195665538d8fb64aed8
Capturar
BMC-HOJE-23-1140x597-1-750x375
IMG-20240617-WA0177
Imagem do WhatsApp de 2024-06-16 à(s) 11.07
desertificacao-1
Sessão para eleição dos membros da mesa diretora da Câmara dos Deputados
Plataforma-P-55-da-Petrobras-no-Campo-de-Roncador-Foto-Divulgacao
cerveja-bebida-alcool
Imagem do WhatsApp de 2024-06-13 à(s) 11.07