Radar 64 – Foto: Radar 64
Policiais militares e federais, com apoio da FUNAI, fizeram, na segunda-feira, 11 de agosto, buscas ao produtor rural desaparecido em uma fazenda no distrito de Montinho, entre os municípios de Itabela e Porto Seguro.
De acordo com a polícia, não foi encontrado qualquer sinal do fazendeiro Raimundo Domingues Santos, de 55 anos, e nem do carro dele. A família do fazendeiro denúncia que ele está sendo mantido refém por índios pataxós que já invadiram mais de 10 propriedades na região.
O produtor Raimundo Domingues Santos teria recebido um comunicado de um cacique na sexta-feira, 8, para buscar animais e pertences que estavam na fazenda ocupada pelos índios. Ao chegar ao local, na manhã de sábado, ele foi feito refém.
O vaqueiro que acompanhava o fazendeiro informou que cerca de 30 homens armados com revólveres, pistolas e espingardas – que se autodenominavam índios -, sequestraram o produtor.
Em depoimento na delegacia de Itabela, o vaqueiro relatou que fugiu pelo mato e andou 14 quilômetros até conseguir ajuda com moradores, que o levaram até Itamaraju. O presidente do Conselho dos Caciques, Alfredo Corrupixá, nega as acusações.
Desde o mês de março, o clima na região é tenso. Mais de 10 fazendas já foram ocupadas por índios – que reivindicam a ampliação do território.