Planserv tem aumento de demanda por serviços de saúde, isso se deve a modernização do plano e a crescente necessidade por procedimentos, que variam de consultas, exames, internações, liberação de materiais e medicamentos, entre outros.
Hoje, o Planserv conta com 33 postos de atendimento em todo o estado, mas muitos serviços estão disponíveis online. Há dez anos atrás contava apenas com 14 postos. Esses dados positivos mostram que não há motivo para desconfianças em relação as mudanças da atual gestão.
Atualmente, o Planserv atende quase 503 mil vidas e mais de 1.400 prestadores em todo o Estado, com orçamento de R$1,5 bilhão por ano. Diferente de 2006 que o plano assistia 450 mil beneficiários a partir de uma rede composta por 975 mil prestadores e orçamento de R$545 milhões anuais.
Com o passar dos anos, o Planserv só tem crescido para atender os beneficiários e dependentes. “Inserimos mecanismos de controle eficientes, tais como a biometria e o captador online; regularizamos os contratos e os processos de credenciamento de prestadores; introduzimos as autorizações online; melhoramos o acesso e a abertura de emergências hospitalares; implantamos programas de prevenção em saúde e aumentamos o rol de cobertura”, enumerou a coordenadora geral do Planserv, Cristina Cardoso.
A possibilidade de inclusão de netos e empregados públicos no Plaserv é uma das características mais importantes para a evolução do plano nos últimos anos. Outros avanços estão relacionados ao uso de tecnologia. “Software específico, site, aplicativo móbile, comunicação por SMS e diversos serviços online disponíveis aos beneficiários foram desenvolvidos nos últimos anos, mas diante da velocidade das mudanças no campo tecnológico, esses mecanismos já estão defasados e precisam ser atualizados para garantir a continuidade da qualificação da Assistência. Também por isso estamos em processo de contratação, em curso, de uma empresa de apoio operacional”, pontuou Cristina Cardoso.
Para evoluir o Planserv mudou a realidade de 10 anos atrás quando o padrão de endividamento do plano era alto e o atraso nos pagamentos não era incomum. “Ao invés de retroceder, queremos avançar. Para isso, como já temos dito, não iremos privatizar nem terceirizar o Planserv. O que estamos fazendo é equipá-lo de modo que possa atender cada vez melhor aos servidores públicos do Estado e suas famílias”, conclui o secretário estadual da Administração, Edelvino Góes. (BNews)