Resultado divulgado pelo IBGE vem acima das expectativas de analistas
O Produto Interno Bruto (PIB) cresceu 1,2% no segundo trimestre de 2022, em relação aos três meses antecedentes, na série com ajuste sazonal. A informação foi apresentada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quinta-feira.
Perante o mesmo trimestre de 2021, a economia brasileira teve expansão de 3,2%. No acumulado dos quatro trimestres terminados em junho de 2022, o PIB cresceu 2,6%, comparado aos quatro trimestres imediatamente anteriores. No ano, o PIB acumula alta de 2,5%.
O IBGE revisou a taxa de variação do Produto Interno Bruto (PIB) do país para o primeiro trimestre de 2022. Assim, o PIB do período de janeiro a março de 2022, frente ao quarto trimestre do ano passado, foi revisto de 1% para 1,1%.
O instituto também atualizou as taxas de variação da série com ajuste sazonal para o quarto trimestre, que tinha sido de 0,7%, para 0,8%; para o segundo trimestre, de -0,2% para -0,3%, na série com ajuste sazonal.
A expansão de 0,1% para o terceiro trimestre de 2021 foi mantida sem alterações pelo IBGE. As revisões foram apresentadas junto com as Contas Nacionais Trimestrais referentes ao segundo trimestre de 2022.