Franedir Gois/OPovonews
A Paróquia de Santa Rita de Cássia, em Teixeira de Freitas celebra seu festejo no mês de maio e uma semana depois fortalece a celebração da coroação de Nossa Senhora, Mãe do Rosário, Rainha do céu e da terra.
“É uma grande alegria enaltecer a grande Mãe de Deus, já que estamos encerrando o mês de maio podemos dizer a ela que a coroamos com muito amor, por tudo que ela já nos deu e concede anos como bênçãos”. Enfatizou padre Douglas.
A coroação é uma forma de homenagear Nossa Senhora e retribuir a Ela o amor que recebemos de Deus, pois, ao aceitar ser a Mãe de Jesus, o Filho do Altíssimo, permitiu chegar à humanidade a salvação de Deus.
Tradicionalmente, o mês de maio é dedicado às mães e a Igreja Católica o dedica à Maria, Mãe de Jesus. Essa tradição é antiga em nossa Igreja. Começou no século XIII, no ano de 1280. A tradição se solidificou no século XIV, em Paris, onde a figura de Maria ganhou destaque. A Mãe de Deus era simbolizada como uma flor adornada de joias, então surgiram as coroações. Foi São Felipe Neri que começou a dedicar o mês de maio a Maria, fazendo a ela homenagens com flores.
A tradição chegou ao Brasil pelos portugueses. Desde então, devotos realizam coroações da imagem de Nossa Senhora durante o mês de maio. As homenagens são uma forma de devoção: Maria é a Mãe de Deus! Celebrar o Mês de Maria é devotar o nosso amor à Mãe de Deus e nossa Mãe. Um dos elementos marcantes do catolicismo é a devoção mariana. Coroar Nossa Senhora é demonstrar que a reconhecemos como “Rainha”, mesmo na simplicidade de sua figura.
Cada elemento que as crianças oferecem a Nossa Senhora tem um significado. A palma representa a pureza de Maria, o véu, sua virgindade (pureza), a coroa simboliza sua realeza e as flores remetem à homenagem feita por São Felipe Neri.