World Travel Awards consagra destinos populares entre brasileiros, como Machu Picchu e Lisboa
Pelo quinto ano seguido, as Maldivas são o melhor lugar do mundo para visitar. Esta é a indicação dos jurados do World Travel Awards, premiação apelidada de “Oscar do Turismo”, que deu ao arquipélago no Oceano Índico o prêmio mais importante, o de melhor destino do mundo. A cerimônia da 31ª edição do prêmio, que aconteceu no último dia 24 em Funchal, na Ilha da Madeira, consagrou outros países, como Portugal e Peru. Mais uma vez o Brasil não teve nenhum representante entre os vencedores globais.
O pentacampeonato consecutivo das Maldivas é um feito inédito na principal categoria da premiação. Com a marca, o arquipélago se torna o segundo maior vencedor neste quesito, ao lado de Londres, e atrás de Dubai, com seis prêmios.
O domínio maldivo na categoria desde 2020 coincide com o próprio trabalho de manutenção do turismo local durante a pandemia. Com um elaborado protocolo de segurança, que incluía múltiplas testagens e longas quarentenas em seus resorts, o arquipélago conseguiu manter-se aberto a visitantes internacionais durante a maior parte da crise global de Covid-19. Neste período, chegou a ser um dos destinos preferenciais de turistas de luxo brasileiros.
O país insular, conhecido por seus atóis e ilhas cobertos por coqueiros e equipados com bangalôs que avançam sobre o mar azul-turquesa, em perfeita integração com a natureza, recebeu ainda o prêmio de melhor destino verde pela primeira vez, quebrando uma hegemonia de 12 anos de países sul-americanos, como Chile, Equador e Peru.
Cultura e gastronomia
O vizinho do Brasil, aliás, foi outro importante destaque na premiação. O Peru foi premiado em três importantes categorias que domina amplamente. Uma delas é o de melhor destino gastronômico, prêmio que foi entregue ao país de Gastón Acurio e Pia León pela 12ª vez nos últimos 13 anos — a exceção aconteceu em 2020, quando o título ficou com a Itália.
O país também foi eleito o melhor destino cultural, pela sexta vez. Esta categoria, que leva em consideração o cardápio de atrativos históricos e manifestações culturais que os visitantes podem encontrar no destino, está diretamente ligada a outro prêmio recebido pelo país, o de melhor atrativo turístico do mundo, que ficou com Machu Picchu pela sexta vez desde 2017.
Outro destino bem conhecido dos brasileiros com muitos prêmios foi Portugal. A começar pela própria sede da entrega dos prêmios, o Arquipélago da Madeira, que ficou com o título de melhor destino insular. Outro conjunto de ilhas lusitano, os Açores, foi escolhido como melhor destino de aventura. Já o prêmio de melhor atrativo de turismo de aventura ficou com os Passadiços do Paiva, um circuito de 8km de passarelas de madeira ao longo de um rio no Geopark Arouca, no Norte do país. O Algarve venceu na categoria melhor destino de praia.
Entre as cidades portuguesas, Lisboa venceu nas categorias melhor destino para escapadas urbanas e melhor cidade patrimônio (graças à sua herança histórica). Porto ficou com o prêmio de melhor destino urbano litorâneo, e Braga como melhor destino emergente.
Outros destaques da premiação foram as Filipinas (melhor destino para mergulho, e melhor destino de cidade, para Manila), Jamaica (melhor destino de cruzeiros e melhor destino para viagens em família), Bali, na Indonésia (melhor destino romântico), Hong Kong (melhor destino para negócios), Atenas (melhor cidade cultural) e São Vicente e Granadinas (melhor destino de natureza).
Por Eduardo Maia O Globo