Bárbara Martau/Opovonews – Fotos: Opovonews
Uma quadra poliesportiva que deveria ter sido concluída em dezembro de 2013 na escola indígena da aldeia Barra Velha, em Porto Seguro, está com as obras paradas há mais de seis meses. De acordo com uma placa colocada no local, o ginásio coberto tem custo total de R$ 497.616,23 e é fruto de uma parceria entre o governo federal, através de recursos do PAC, e a Prefeitura de Porto Seguro, responsável pela construção.
A obra, iniciada em meados do ano passado, está a cargo da construtora Álvaro Dias. Segundo informações extraoficiais, a paralisação da construção de deve à falta de recursos.
O ginásio está quase pronto, faltando apenas detalhes como acabamento e piso. No entanto, enquanto a estrutura permanece sem poder ser utilizada, os 700 alunos da escola existente dentro da aldeia continuam praticando exercícios de Educação Física em um campo pelado.
Outros dois ginásios com projetos arquitetônicos idênticos foram construídos na aldeia Imbiriba, também em Porto Seguro, e na escola indígena pataxó de Coroa Vermelha, em Santa Cruz Cabrália, onde as obras estão praticamente finalizadas. Em Coroa Vermelha, por exemplo, o equipamento já está inclusive sendo utilizado pelos alunos.