A população atingida pelas fortes chuvas que afetam algumas regiões da Bahia, especialmente o Extremo Sul, soma 65 desabrigados, 8.081 desalojados e 9.348 afetados em decorrência dos efeitos diretos do desastre, conforme dados atualizados na tarde de terça-feira (25) pela Superintendência de Proteção e Defesa Civil da Bahia (Sudec).
Os números correspondem às ocorrências registradas em 25 municípios atingidos. Desses, cinco estão com decreto de situação de emergência: Santa Cruz Cabrália, Ilhéus, Belmonte, Porto Seguro e Itapebi.
Os demais municípios afetados no Extremo Sul são Caravelas, Eunápolis, Guaratinga, Ibirapuã, Itabela, Itagimirim, Itamaraju, Itanhém, Jucuruçu, Lajedão, Medeiros Neto, Mucuri, Nova Viçosa, Prado, Teixeira de Freitas e Vereda.
O Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA) continua atuando no atendimento à população em áreas isoladas na região de Santa Cruz Cabrália. A ação foi iniciada segunda-feira, com a distribuição de cestas básicas, água potável e colchões feita pelas guarnições. Além disso, os bombeiros permanecem atentos a qualquer situação de emergência.
Rodovias
Um rompimento de bueiro na BA-001, entre Belmonte e Santa Cruz Cabrália, causou a formação de uma cratera. O trecho está sinalizado e o tráfego em meia pista.
Além de Cabrália, a BA-283, entre Itabela – Guaratinga, segue com o trânsito em meia pista, desde o dia 21 de abril, devido ao rompimento de bueiro, conforme a Secretaria de Infraestrutura da Bahia (Seinfra). A passagem de veículos permanece sinalizada e em meia pista.
Fonte e fotos: Secom/Gov-BA