O Povo News

Navio-escola com estudantes de Oceanologia da UFSB chega ao porto de Ilhéus

O Porto de Ilhéus recebeu, na última sexta-feira (12), o navio-escola “Laboratório de Ensino Flutuante – Embarcação Ciências do Mar IV”, com estudantes e docente de Oceanologia da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB).

Após formalização de convênio com a Universidade Federal de Pernambuco, A UFSB, passou a ser a segunda universidade do Nordeste a receber o navio-escola.

Nessa primeira experiência, o itinerário começou em Porto Seguro, com a pretensão de coletar dados oceanográficos na região do Banco dos Abrolhos e Royal-Charlotte. Pelo menos 20 estudantes serão contemplados nesse embarque.

A estudante de Oceanologia Ana Clara da Silvaa relata que a experiência é muito interessante, porque pode vivenciar, na prática, o que aprendeu em sala de aula, utilizando os equipamentos e vendo o seu funcionamento.

O objetivo é que a embarcação ocorra, pelo menos, uma vez ao ano, contemplando a maior quantidade possível de estudantes.

 

Laboratório

O navio é uma iniciativa da MEC, em parceria com a Marinha do Brasil, e funciona como laboratório de ensino para os cursos do mar no Brasil. O navio visa proporcionar a experiência embarcada aos estudantes de ciências do mar, os procedimentos e operações de coleta de dados oceanográficos e análise in loco das informações coletadas.

Além disso, outro propósito é a coleta de dados que serão utilizados em trabalhos acadêmicos, práticas de laboratório em terra, exemplos e análises em sala de aula em componentes curriculares e divulgação científica.

“O embarque proporciona aos estudantes a experiência de sentir no mar, fazendo a coleta dos dados, as amostragens e levando os dados para o computador para analisá-los ainda estando no mar, olhando as informações e discutindo. É uma imersão 24 horas focada em ciência”, afirma Angelo Lemos, professor e chefe cientista do navio-escola nessa etapa do embarque. Além de Angelo, outros docentes do curso de Oceanologia fizeram parte do grupo responsável pelo sucesso do convênio.

 

Fonte e fotos: Ascom/UFSB

 

Compartilhe nas redes sociais:

Leia mais

Ao-apresentar-um-ou-mais-sintomas-da-Dengue-e-imprescindivel-que-a-pessoa-procure-um-servico-de-saude-para-diagnostico-e-tratamento-adequado
buzu-obitos-1-1
stf-foto-divulgacao
01HV4N7Y4VV8557B82P3QDS2QT
download
incendio-Amazonia1
dengue
Lula
SergioMoro-Podemos-Filiacao-Candidatura-Presidente-AlvoaroDias-RenataAbreu-39-scaled-1-848x477-1
1664292344633315f8bf64b_1664292344_3x2_md
20240409_102426
Carros-transito