A SESAB realizou nos dias 10 e 11, em parceria entre o Núcleo Regional de Saúde e prefeitura de Teixeira de Freitas, uma atualização para profissionais da Atenção Primária à Saúde (APS) de toda a região.
Cerca de 100 profissionais entre médicos e enfermeiros dos 13 municípios regionais participaram da capacitação em diagnóstico e manejo da tuberculose e infecção latente da tuberculose, ministrada pelo médico da SESAB, Afonso Roberto Lima Batista.
Com o tema “Sim! Nós podemos acabar com a Tuberculose!”, a capacitação visa sensibilizar ao corpo clínico e atualizar os profissionais que atendem diretamente os usuários de saúde que possam apresentar sintomas respiratórios que indiquem a doença, além daqueles usuários que já possuam diagnóstico confirmado de tuberculose.
“O objetivo é lembrar a todos que a tuberculose é a 2ª causa de morte no mundo por um agente infeccioso, e relembrar os elementos que permitem uma quebra nessa cadeia de transmissão: diagnóstico precoce, tratamento e acompanhamento adequado da tuberculose e investigação de contatos para tratar a infecção latente pelo bacilo” comentou Karine Carvalho, responsável técnica da tuberculose no Núcleo Regional de Saúde Extremo Sul.
Sobre a doença
A tuberculose é uma doença infecciosa e transmissível pelo ar, causada por bactéria, que afeta prioritariamente os pulmões, mas pode acometer outros órgãos. É importante se atentar a sinais como tosse seca ou produtiva (com catarro) por três ou mais semanas, febre vespertina, sudorese noturna e emagrecimento.
Fonte e foto: Ascom/Sesab