O Povo News

Mouros e Cristãos de Rancho Alegre realizam puxada do Mastro de São Sebastião

Franedir Gois/OPovonews

Aconteceu na manhã de domingo, 14 de janeiro, em Rancho Alegre, Caravelas o momento da puxada de mastro da comunidade em preparação para a grande festa que ocorrerá em fevereiro.

A Puxada do Mastro de São Sebastião tem sua origem no início do século XVI, durante a fundação do Aldeamento de Nossa Senhora das Neves pelos padres jesuítas e com a tradição dos índios Tupinambás, que puxavam toras de madeira em uma competição entre tribos na demonstração de força e coragem.

O mastro, em festividades do catolicismo popular, traz consigo o significado da fartura e do agradecimento, além de sua faceta sexuada e carnal amalgamada à sua forma fálica e também presente no ato ritual de celebração do erigir.

O ritual do levantamento do mastro representa fertilidade masculina, os homens da região acreditam que ao tocarem o tronco conservam vigorosas as faculdades sexuais.

Cerimônia religiosa realizada em homenagem aos santos católicos ou à Santíssima Trindade, compreendendo três etapas de execução: cortada-do-mastro e puxada-do-mastro, antecedendo a festa religiosa, fincada-do-mastro, em geral durante a festa, e derrubada do mastro, ao fim da festa.

Esta festa já é tradicional e cada ano está sendo mais recheada de atrativos. Os anciões cantam, manifestam a alegria de poder passar para os mais novos uma tradição que já vem dos antepassados.

Dona Joana é uma das mulheres que protagoniza a chegada e a oração dentro da Igreja, pedindo as bênçãos de Deus e proteção de São Sebastião.

Momento da cultura do Samba de Roda protagonizada pelas comunidades que vem como visitantes. Rio do Sul, Hélvecia e outras mais.

Os personagens encenam uma batalha medieval com dois exércitos, o Cristão, representado através das roupas com a cor azul turquesa, e o Mouro, representado pela cor vermelha. O enfrentamento é pelo poder da rainha Moura que é capturada pelos Cristãos, em troca a conversão dos Mouros para a religião cristã, o cristianismo.

 

Compartilhe nas redes sociais:

Leia mais

Imagem do WhatsApp de 2024-07-19 à(s) 06.07
Imagem do WhatsApp de 2024-07-18 à(s) 07.34
OIF
2344er
agora3_33
download
FmxpEXGWQBYF6ba
1000386008-300x200
R
governador-jeronimo-divulgacao-GOVBA-1000x530-1-e1705379913161-1728x800_c
Imagem do WhatsApp de 2024-07-17 à(s) 11.46
R