O Povo News

Líder do governo Jânio na Câmara Municipal quer proibir prática de esportes em praças e locais públicos de Porto Seguro

Enquanto a Prefeitura de porto Seguro lança campanha para estimular o crescimento do turismo esportivo em Porto Seguro, um projeto de lei que tramita na Câmara Municipal irá dificultar e desestimular a prática esportiva no município caso seja aprovado.

O PL nº 048/2023, de autoria do líder do governo na Câmara, Robinson Vinhas, proíbe a prática de esportes em praças e espaços públicos que não disponham de estrutura adequada para tais atividades.

Ainda conforme o texto, as praças e locais públicos se destinam às manifestações culturais, artísticas, religiosas, sociais, de lazer e entretenimento. Os esportes poderão ser praticados apenas em quadras, campos ou espaços específicos.

Segundo o texto, essa medida visa garantir a segurança de esportistas, moradores, comerciantes e transeuntes.

A fiscalização ficará por conta dos guardamos municipais. Quem descumprir a legislação estará sujeito à advertência verbal e, em caso de reincidência, apreensão do material esportivo.

 

Críticas da população

A matéria deverá entrar em votação na próxima sessão legislativa. No entanto, mesmo antes de ser votado, o projeto já é alvo de inúmeras críticas da população, devido à precariedade dos espaços destinos à pratica esportiva em Porto Seguro. Os poucos locais específicos para a prática esportiva estão em más condições de manutenção ou abandonados.

Quanto às praças, os que se arriscam a frequentar esses locais precisam disputar espaço com moradores em situação de rua e usuários de drogas.

Nas redes sociais, muitos dizem que a proposta do vereador dificultará o acesso da população ao esporte, especialmente crianças e adolescentes. Há relato de um projeto que dá aula gratuita de skate na praça para crianças e adolescentes, e que terá de ser suspenso caso o PL do vereador vire lei.

 

Direito garantido na Constituição Federal

Além dos inúmeros benefícios para a saúde física e mental das pessoas, a prática esportiva é um direito do cidadão brasileiro garantido pela Constituição Federal de 1988, que preconiza o investimento público para o incentivo ao esporte em níveis educacionais ou profissionais.

 

Por Redação/Opovonews – Fotos: Ascom/PMPS

Compartilhe nas redes sociais:

Leia mais

dino-antonio-augusto-sco-stf-scaled
Imagem do WhatsApp de 2024-05-20 à(s) 18.43
2023-05-22-1
divulgação-coro-e-iniciacao
dinheiro-1024x615-1
dengue-1
cama-madeira-830x468-1
aculturadonordeste-160103104704-thumbnail
Imagem do WhatsApp de 2024-05-20 à(s) 18.29
Imagem do WhatsApp de 2024-05-15 à(s) 16.07
R
20240515075732574514i