O Povo News

Jerônimo, a majoritária e o conselho político

“Estamos dialogando com o centro da política, o meu conselho político”, declarou o governador Jerônimo Rodrigues (PT-reeleição) sobre a composição da majoritária da base aliada.

O chefe do Palácio de Ondina disse que tudo será resolvido no mês de março, sinalizando que a solução do imbróglio será coletiva, envolvendo os partidos que dão sustentação política ao governo.

Em conversas reservadas, com correligionários mais próximos, Jerônimo se mostrou bastante irritado com o senador Jaques Wagner, companheiro de legenda. O ex-governador andou nomeando a chapa por conta própria.

Ora, ora, até as freiras do convento das Carmelitas sabem que a majoritária é a mesma de Wagner. Essa conversa de conselho político é só um verniz democrático.

Jerônimo, que busca legitimamente seu segundo mandato, não iria criar um problema com Wagner e, muito menos, com o MDB dos irmãos Vieira Lima, Lúcio, presidente de honra do emedebismo da Boa Terra, e Geddel.

A única mudança que poderia ser diferente dos nomes indicados por Wagner seria na vice, com a defenestração de Geraldo Júnior (MDB). Acho que o governador não teria essa coragem.

Nos bastidores do staff político jeronista, longe dos holofotes e do povão de Deus, a opinião que prevalece é a de que o melhor vice de Jerônimo seria o empresário Ronaldo Carletto, dirigente-mor do Avante.

O MDB indicaria o vice-governador Geraldo Júnior para ser o suplente do senador Jaques Wagner, que faria a mesma proposta que fez para Angelo Coronel, dividindo o mandato de oito anos.

O problema é que qualquer solução boa para Wagner é ruim para o ministro Rui Costa, cujo relacionamento político é o pior possível, e já vem de muito tempo. O que existe entre os dois ex-governadores é muito teatro.

Seria uma grande surpresa se Jerônimo Rodrigues tomasse uma decisão que contrariasse o senador Jaques Wagner, que tem o controle da executiva estadual do PT.

Agora é esperar o fim do mês de março. O conselho político não terá influência nenhuma na decisão do governador Jerônimo Rodrigues. Diria que a majoritária de Wagner está escrita nas estrelas.

Compartilhe nas redes sociais:

Leia mais

Captura de tela 2026-06-16 054408
Captura de tela 2026-06-16 053741
Captura de tela 2026-06-14 203307
85d9de71b36b8c8c90f8351e60c98571
Dia-mundial-abuso-idosos
WhatsApp Image 2026-06-12 at 13.32
Captura de tela 2026-06-12 065528
marcelo-teixeira-25-06-24
Captura de tela 2026-06-12 062312
IMG-20260611-WA0004-905x613
Captura de tela 2026-06-12 061654
Captura de tela 2026-06-11 062528