O Povo News

Importância do Trigo na mesa dos cidadãos

Do pão do café da manhã e do lanche ao macarrão do almoço e a pizza do jantar, é difícil imaginar uma mesa sem algum produto feito a base do trigo. Um dos alimentos há mais tempo cultivado pelo homem, o trigo tem até uma data própria, o dia 10 de novembro. Por isso, nada melhor do que conhecer algumas curiosidades sobre o cereal para celebrar o dia do trigo. Neste conteúdo, você verá um pouco da história do protagonista da data e o que faz dele tão importante na agricultura e, por consequência, na alimentação de todos nós.

A história do trigo é bem antiga

Há relatos de cultivo do trigo desde 10.00 a.C. (antes de Cristo), numa região do Oriente Médico conhecida como Crescente Fértil, que hoje equivale a parte do Egito e do Iraque. O cereal era consumido na forma de uma papa. A partir de 4.000 a.C. aparecem os primeiros relatos do que hoje seria um considerado um pão. Em seguida, o cereal começa a ser utilizado em outros tipos de preparação, ao mesmo tempo que se espalha pelo medo. Os chineses, por exemplo, já tinham acesso ao trigo por volta de 2.000 a.C. No Brasil, o trigo foi trazido pela primeira vez em 1534, em São Vicente (hoje parte do Estado de São Paulo.

Ele é o segundo tipo alimento mais produzido em todo mundo

Tamanho apetite pelo trigo faz com que ele apareça entre os alimentos mais cultivados em todo o mundo: o cereal ocupa o segundo lugar da lista, atrás apenas do milho. Entre os maiores produtores do mercado mundial estão a União Europeia, a China, a Índia, a Rússia, os Estados Unidos e a Ucrânia, de acordo com dados da CONAB (Companhia Nacional de Abastecimento)

O glúten é uma proteína importante do trigo

Trigo e glúten são quase sinônimos: tanto que algumas pessoas evitam o cereal justamente pela presença dessa proteína, isso sem falar em que tem doença celíaca, que provoca intolerância a ela. No entanto, se não houver restrição médica, não há problema nenhum em ingerir glúten. Além disso, quanto maior a presença desse componente na farinha de trigo, maior sua qualidade: é essa proteína que garante a elasticidade das massas.

Existem vários tipos de trigo

Assim como em outros cultivos, o trigo conta com diferentes espécies, cada uma delas com características diferentes. O trigo comum, responsável por cerca de 80% da produção mundial, é o Triticum aestivum L, utilizado principalmente para a produção de farinha de trigo branca. O trigo durum é resultado do cultivo do Triticum turgidum L e gera um ceral com mais glúten. Por fim, o chamado trigo ancestral (ou einkorn) l é proveniente do Triticum monococcum L. cultivado em regiões específicas do planeta.

Muito do trigo consumido no brasil é importado (mas a produção nacional cresce cada vez mais)

Atualmente, cerca de 65% do trigo consumido pelos brasileiros é importado de países como Argentina, Rússia e Ucrânia. Contudo, essa dependência vem diminuindo. Prova disso é a expectativa de safra recorde. Para 2022, a projeção é que sejam coletadas cerca de 9 milhões de toneladas no período 2022/2023, número cerca de 19% maior do que aquele colhido em 2021/2022. Uma série de avanços, inclusive aqueles provenientes de inovações oriundas da biotecnologia, podem favorecer ainda tal cenário. Com isso, a SUPERBAC também trabalhar para ampliar a produtividade desse cereal, garantindo ainda mais motivos para comemorar o dia do trigo. Quer conferir alguns resultados na prática? Então veja as contribuições da SUPERBAC para a produtividade de um produtor de soja, milho e trigo.

 

 

Compartilhe nas redes sociais:

Leia mais

dino-antonio-augusto-sco-stf-scaled
Imagem do WhatsApp de 2024-05-20 à(s) 18.43
2023-05-22-1
divulgação-coro-e-iniciacao
dinheiro-1024x615-1
dengue-1
cama-madeira-830x468-1
aculturadonordeste-160103104704-thumbnail
Imagem do WhatsApp de 2024-05-20 à(s) 18.29
Imagem do WhatsApp de 2024-05-15 à(s) 16.07
R
20240515075732574514i