Viviane Moreira / Opovonews
Por volta das 20 horas de quinta feira, (25), nossa equipe de reportagem esteve no posto de saúde do Bairro Liberdade I, onde cerca de 40 pessoas aguardavam na fila da unidade de saúde por uma ficha para atendimento odontológico para a manhã de sexta feira (26).
De acordo com os moradores, o agendamento para odontologia, só acontece a cada três meses, sendo distribuído apenas 40 fichas para atendimento, sendo 20 fichas para adultos e 20 fichas para crianças. Outro problema, de acordo com os moradores é que é disponibilizado apenas 01 ficha por família.
” É muita humilhação. Estamos aqui desde as 17 horas da tarde, nesse frio, porque se viemos na madrugada não conseguimos marcar a consulta. Eles dão apenas uma ficha por família, se eu e minha filha precisamos de atendimento, tenho que escolher qual o caso mais grave e esperar mais de três meses para ficar aqui nesta fila novamente para conseguir outra consulta”. Declarou uma moradora.
De acordo com Sr. José Ramos, a situação é absurda e fere o direito dos cidadãos.
” Tenho 66 anos, e estou aqui também desde as 17 horas, para ver se consigo marcar uma consulta para meu neto, pois a mãe dele trabalha e não pode ficar. Estou aqui, juntamente com esse povo, ao relento, no frio, sentado em uma calçada fria. Da última vez que precisei dormir aqui na fila, adoeci “. Declarou.
” A prioridade do prefeito, que é médico, no momento é fazer campanha para a candidata dele. Ele só vem no nosso bairro para pedir voto. Porque ele não vem aqui agora, ver nosso sofrimento, ver pais e mães de famílias ao relento, no frio jogados em calçadas igual cachorro. Nos sentimos humilhados em ter que passar por isso”. Declarou dona Alzira Santos, de 59 anos.