O Povo News

Hoje é o dia nacional do cacau, a fruta preciosa que é a principal matéria-prima do chocolate!

O cacau é originário do Norte do Brasil (Amazônia) – América Tropical. Características da planta: Árvore de altura mediana com até 6 m de altura, muito ramificada. Tronco: O tronco apresenta casca escura e os ramos se esgalham, formando grande copa.

O dia mundial do cacau é comemorado no dia 26 de março. Instituído no Brasil por um projeto de lei de autoria do deputado Athayde Armani, estabelecendo a data para discutir e buscar soluções para os cacaueiros do Espírito Santo e da Bahia.

A colheita ocorre duas vezes ao ano, a safra principal vai de outubro ao início de dezembro enquanto o chamando temporão ocorre de maio a setembro. Embora se mostre mais exigente quanto às condições de clima e solo, o cacaueiro é uma árvore extremamente generosa.

Com a aproximação da Páscoa, a procura pelo chocolate ganha ainda mais força. Seja amargo ou ao leite, não importa o gosto ou a cor, a fruta responsável pela produção desse alimento tão desejado em todo o mundo é a mesma: o cacau (Theobroma cacao).
O fruto, que teve sua origem na América Central, é cada vez mais produzido no Brasil. Em 2017 o país ganhou o posto de 5º maior produtor de cacau do mundo. O estado da Bahia é responsável por quase 80% da produção nacional.

Com a intenção de promover um debate para proteção dos cacaueiros, o dia 26 de março foi nomeado como “Dia do Cacau”. A árvore de pequeno porte não passa de 6 metros de altura. As flores são hermafroditas e os frutos, quando maduros, têm casca de cor amarela ou alaranjada. Do fruto se extraem sementes, que são a parte mais aproveitada. Elas possuem substâncias chamadas flavonoides, compostos bioativos que atuam na prevenção de várias doenças.

A palavra “cacau” tem origem na língua nahuatl, falada pela civilização maia, e significa “alimento dos deuses”. O nome científico do cacaueiro é Theobroma cacao, que também significa “alimento dos deuses”.

Como consumir
Segundo a coordenadora do Setor de Tecnologia de Alimentos da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (CEPLAC- BA), Neide Alice Pereira, para receber todos os benefícios dos flavonoides antioxidantes, o ideal é procurar um chocolate com maior teor de cacau. “O cacau in natura tem um teor maior dessas substâncias, mas durante todo o processamento do produto acaba perdendo nutrientes. Por isso é bom procurar chocolate com 65%, 70% e 80% de cacau. É claro que isso depende do bom índice de fermentação da amêndoa também” orienta a coordenadora. Nos produtos com menor concentração de cacau, o açúcar e a gordura estão mais presentes, o que pode ser prejudicial à saúde, se consumido em excesso.

As variedades do cacaueiro são organizadas em três grupos varietais: o Criollo, o Forasteiro e o Trinitário. Variedades do grupo Criollo: os frutos são grandes e geralmente apresentam a casca fina e rugosa e a coloração verde-escura quan- do imaturos, passando para amarela ou alaranjada quando amadu- recem.

O cacau foi trazido para o Brasil pelo colonizador francês Luiz Frederico Warneau em 1746. Ele enviou sementes da variedade “Forastero” ao fazendeiro baiano Antônio Dias Ribeiro.

Para as culturas antigas, o cacau era um presente dos deuses, um elixir divino capaz de abrir portas para a sabedoria interior. Além disso, os rituais com cacau estavam presentes em cerimônias religiosas, onde a bebida era vista como um mediador para entrar em contato com o mundo espiritual e buscar orientação divina.

IxCacao apareceu nos mitos da criação dos maias, ao apresentar a agricultura ao povo e ajudar a trazer o nascimento dos gêmeos sagrados. No início de seu tempo, ela era uma deusa da terra em uma sociedade matriarcal onde cuidar das plantações era trabalho feminino.

O cacau é uma fonte excepcional de antioxidantes, que combatem os radicais livres em nosso corpo. Esse processo é vital para prevenir danos celulares e diminuir o risco de doenças crônicas, como câncer e problemas cardiovasculares.

Os Astecas chamavam os grãos de cacau de cacahuatl e a bebida que faziam a partir deles deram o nome de xocolatl – provavelmente, daí vem a origem da palavra que conhecemos hoje como chocolate. Os Maias também preparavam a bebida à base de cacau, o xocolatl.

Compartilhe nas redes sociais:

Leia mais

clima
Capturar
20250611_113602
Capturar
Capturar
gripe-abre-1517312590571_v2_615x300
,Brazil,-,September,7,,2014:,Military,Personnel
governador-jeronmo
Capturar
20250606_165238
20250607_121548
Capturar