Franedir Gois/Opovonews
José de Almeida Oliveira, 96 anos, carinhosamente conhecido como “Coronel José” é escritor de vários livros, criador do museu histórico de Caravelas, dentre outras maravilhas sobre a sua terra querida.
Coronel José ao falar sobre sua terra natal: “Qualquer tentativa de escrever algo sobre a evolução histórica de Caravelas, de imediato surgirá um forte obstáculo: a falta de subsídios, de registros, de anotações”.
Coronel José, em mais uma oportunidade nos recebeu de forma muito elegante para falar sobre o museu e o aeroporto de Caravelas.
“Com certeza eu procurei transformar em história o ciclo brilhante de Caravelas através do museu. Alguns fatos criados de uma história que vem desde Américo Vespúcio, o grande descobridor de 1503. Infelizmente no museu eu fui derrotado pelos maus elementos. O meu museu, depois de praticamente concluído, passou por 4 assaltos e nisso uma grande riqueza histórica se esvaiu. Eu tenho uma mágoa que a minha terra não teve uma sequência dos homens do passado, dos homens que se projetaram no cenário nacional. Tivemos caravelenses que foi presidente do Banco do Estado de São Paulo, um grande escritor que nasceu na Barra e fez projeção no Ceará, dentre outras personalidades. Relatou.
“Coronel José” fala da estratégia para a construção do aeroporto de Caravelas como um ponto de passagem do Correio Aéreo Nacional.