Francisco Jozenilton Veloso, mais conhecido pelo nome artístico Shaolin, foi um cartunista, chargista, caricaturista, humorista e ator de televisão brasileiro.
Começou sua carreira, quando trabalhou no Teatro Municipal Severino Cabral, de Campina Grande. Foi cartunista político do jornal A Palavra, do Jornal da Paraíba e da Revista Nordeste, além de radialista na Rádio Campina Grande. Fez participação em grandes programas da televisão brasileira, como Domingão do Faustão, A Praça É Nossa, Show do Tom entre outros. Seu último trabalho foi no programa Tudo é Possível com Ana Hickmann, parodiando famosos, como Leonardo, Joelma Mendes da Banda Calypso, Zezé di Camargo entre outros. Casou-se em dezembro de 1994 com Laudiceia Veloso, com quem teve dois filhos.
Na noite do dia 18 de janeiro de 2011, Shaolin sofreu um grave acidente de automóvel na BR-230, em Campina Grande, na Paraíba.
Em maio de 2011, Shaolin saiu da UTI para um quarto no hospital, ainda em coma. Em 10 de junho, em “estado mínimo de consciência e clinicamente estável”, segundo o hospital, Shaolin recebeu alta e voltou para casa em Campina Grande, após 145 dias internado. Em setembro de 2012, a apresentadora Ana Hickmann, durante uma reportagem em que visitou Shaolin, deu-lhe um aparelho importado da Suécia que permite a comunicação através de movimentos com os olhos. Shaolin se mostrou plenamente consciente e conseguiu se comunicar pela primeira vez desde o acidente, e expressou não estar feliz pela sua condição.
No dia 13 de janeiro de 2016, Shaolin apresentou um quadro febril e deu entrada na UTI de uma clínica particular de Campina Grande com infecção respiratória, quadro muito comum para pacientes acamados. No hospital, o humorista sofreu uma parada cardíaca e seu falecimento foi confirmado pela esposa no dia seguinte.