O Povo News

Fiscalização flagra embarcações praticando pesca predatória em Cumuruxatiba

A equipe de fiscalização do defeso do camarão, formada por policiais militares da Cippa/Porto Seguro, fiscais do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (Ibama) e fiscais do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), flagrou duas embarcações praticando pesca predatória e ilegal na área da Reserva Extrativista (Resex) de Cumuruxatiba, no município de Prado.

Os dois casos ocorreram na quinta-feira (6). O primeiro deles, os fiscais abordaram uma embarcação onde foi constatada a utilização de compressor e equipamentos de mergulho para fins de pesca predatória.

A equipe de fiscalização encontrou 150 metros de mangueira, seis arpões, um registro para respirar, três espingardas de pressão, três máscaras de mergulho, dois pares de nadadeiras, 15 quilos de peixes diversos e um compressor.

Os equipamentos e a embarcação foram apreendidos. Já o responsável foi notificado e assinou um Termo de Fiel Depositário da embarcação.

 

Agressão e fuga

Na noite de quinta-feira, a equipe de fiscalização foi alvo de atitudes hostis de uma embarcação suspeita de atividade de pesca predatória na Resex de Cumuruxatiba. A embarcação, de médio porte, desobedeceu a ordem de parada dos agentes e efetuou manobras para atingir e afundar as lanchas utilizadas na fiscalização.

Os agentes adotaram ações defensivas para reprimir a agressão, fazendo o condutor infrator fugir em direção ao alto mar. O número de registro e o nome da embarcação foram anotados. A equipe de fiscalização não deu continuidade ao acompanhamento, mas acionará a Marinha do Brasil para posterior notificação e medidas legais a serem adotadas. “É inaceitável essas atitudes por parte de alguns pescadores ilegais, mas continuaremos firmes no combate e não recuaremos na busca do cumprimento da lei e da punição desses criminosos”, disse o comandante da Cippa/PS, major Nunes.

 

Fonte e fotos: ASCOM/Cippa/PS

Compartilhe nas redes sociais:

Leia mais

Ao-apresentar-um-ou-mais-sintomas-da-Dengue-e-imprescindivel-que-a-pessoa-procure-um-servico-de-saude-para-diagnostico-e-tratamento-adequado
buzu-obitos-1-1
stf-foto-divulgacao
01HV4N7Y4VV8557B82P3QDS2QT
download
incendio-Amazonia1
dengue
Lula
SergioMoro-Podemos-Filiacao-Candidatura-Presidente-AlvoaroDias-RenataAbreu-39-scaled-1-848x477-1
1664292344633315f8bf64b_1664292344_3x2_md
20240409_102426
Carros-transito