O Povo News

Federação alemã pede desculpas por provocação a argentinos

Correio da Bahia – Foto: Reprodução/Twitter

RTEmagicC_4e56e2ee3f.jpg

A Federação Alemã de Futebol publicou nota na quarta-feira,16 de julho, pedindo desculpas pelas provocações feitas pelos jogadores da seleção do país durante a comemoração pelo título da Copa do Mundo. Diante de milhares de pessoas em Berlim, os jogadores cantaram uma música considerada preconceituosa por veículos de imprensa da Argentina e da própria Alemanha.

Durante o canto, os jogadores andavam agachados e utilizaram o termo “gaúchos”, que faz referência a pessoas nascidas em países como Argentina e Uruguai: “Somos gaúchos, e gaúchos andam assim”. Em seguida, eles se erguiam e pulavam, cantando “Somos alemães, e alemães andam assim” (assista abaixo).

“Eles são todos absolutamente decentes e justos no esporte e fazem a diversão de todos, mas deixaram isso sair diante da vontade de comemorar com os torcedores. Desculpem se isso soou falso para alguém. Irei escrever uma carta para meu companheiro Julio Grondona e mostrar a ele que o ato não teve um significado desrespeitoso. Temos grande respeito pela Argentina e ótima relação com a federação local”, diz a nota da Federação Alemã.

Até mesmo publicações alemãs repudiaram a atitude dos atletas durante a comemoração em Berlin. “Isso demonstrou novamente a superioridade alemã, muito tangível, ali, para o mundo ver. De repente, a modéstia alemã se foi no triunfo”, publicou o jornal “Tagesspiegel”. Por outro lado, alguns jornalistas trataram a comemoração como algo normal: “A melodia é de uma canção para crianças muito antiga. Na minha opinião, não tem nada de racismo. Foi só uma brincadeira e nada mais”, explica o jornalista Kai Schiller, do “Hamburger Abendblatt”.

Compartilhe nas redes sociais:

Leia mais

Capturar
Imagem do WhatsApp de 2025-04-27 à(s) 14.29
celular
Capturar
https://opovonews.com.br/wp-content/uploads/2025/04/0.jpg
Dia-do-Contabilista
Sem título
Capturar
Capturar
Imagem do WhatsApp de 2025-04-24 à(s) 06.43
milho
IMAGEM_NOTICIA_9