Por G1
Teixeira de Freitas – A família de Vitor Gabriel, de 9 anos, morador de Teixeira de Freitas, cidade do sudoeste da Bahia, conseguiu 200 capsulas do medicamento para controlar a doença rara que tem no coração chamada Síndrome do QT Longo, que provoca arritmias graves e pode levar a morte.
O garoto e a família lutavam para conseguir o medicamento por ser um remédio de custo mensal de cerca de R$ 700.
O fornecimento tinha sido negado pela farmácia do município, porque não estava na lista do Sistema Único de Saúde (SUS), mas a prefeitura de Teixeira de Freitas providenciou a compra do medicamento. A preocupação era grande, porque Vitor Gabriel só tinha remédios para tomar até o dia 28 de junho.
O menino Vítor Gabriel é portador da Síndrome do QT Longo, que ocorre por anormalidades nos canais potássio e sódio no coração. Os sintomas, quando manifestados, incluem desmaios, palpitações e arritmias, que podem ser graves.
A doença foi descoberta depois que o pai dele teve uma morte súbita, em 2016, por causa da enfermidade. “O médico disse que se pai teve morte súbita provavelmente o filho teria herdado o mesmo problema. Então, solicitou teste genético e comprovou a doença”, conta Rutiléia Paixão, mãe de Vítor Gabriel.
Desde que a doença foi descoberta, Vítor Gabriel faz uso de medicações, contudo, o remédio que ele usava até o começo do ano deixou de fazer o efeito esperado. Em março deste ano, ele foi atendido por uma médica do Instituto do Coração de São Paulo (Incor), que recomendou que ele passasse a tomar uma outra substância: a mexiletina, usada para tratar ritmos cardíacos anormais.
No dia 14 de abril, a Justiça determinou a compra da medicação em um prazo de até 72 horas, com multa de R$ 500 para cada dia de descumprimento. Contudo, o município recorreu da decisão e Rutileia teve de providenciar o remédio.