O Povo News

Entenda a polêmica sobre o mapa com Brasil no centro do Mundo

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) lançou esta semana seu novo mapa-múndi, que tem a marcação dos países que compõem o G20 e dos que possuem representação diplomática brasileira. E a principal novidade foi que nessa nova representação, o mapa do Brasil está bem no centro do mundo.

De acordo com o IBGE, a divulgação ocorre em consonância com o momento especial em que o Brasil está presidindo o G20 e é uma oportunidade de mostrar uma forma singular do Brasil ser visto em relação a esse grupo de países e ao restante do mundo.

Logo após a publicação da imagem, a internet foi tomada por um debate que envolve o novo mapa com o Brasil no centro do mundo. De um lado, uns que classificaram a mudança como “lacração geográfica”; de outro, os que defenderam a mudança e apontaram o novo mapa como “ícone deconolonial”. Na realidade, tudo não passa de mais um episódio alimentado pela polarização política que o Brasil vive há anos.

Portal Seridó 360

Compartilhe nas redes sociais:

Leia mais

Captura de tela 2026-06-12 062312
IMG-20260611-WA0004-905x613
Captura de tela 2026-06-12 061654
Captura de tela 2026-06-11 062528
,Brazil,-,September,7,,2014:,Military,Personnel
Captura de tela 2026-06-11 061517
post-1780139775
influenza vaccination concept with syringe in vaccine vial and o
Captura de tela 2026-06-10 053604
Captura de tela 2026-06-10 053240
Captura de tela 2026-06-10 052236
Captura de tela 2026-06-09 064357