O Povo News

Duas reservas ambientais particulares são criadas em Mucuri

Duas reservas ambientais foram reconhecidas pela Secretaria de Meio Ambiente da Bahia (Sema) na cidade de Mucuri. Os 47 hectares de Mata Atlântica são, agora, Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPN).

A iniciativa para criação das reservas partiu do proprietário rural Dilson Ruas Alves e de sua família, visando a preservação dos fragmentos de vegetação nativa que representam o que já foi a Floresta Atlântica. O Ministério Público estadual, por meio do Projeto Biomas da Bahia, auxiliou o processo de criação das RPPNs, em parceria com os Institutos Água Boa e Ynamata e a Fundação José Silveira.

Para o promotor de Justiça Pablo Almeida, a criação das reservas, nomeadas “Mata do Valdemar e da Maria Vitória” e “Boqueirão da Mata”, é importante para preservar a Mata Atlântica no Extremo Sul da Bahia. “Não só pela importância de serem as primeiras RPPNs do município, mas também pelo fato contribuírem para os esforços de conexão da permeabilidade da paisagem regional, no contexto das Unidades de Conservação públicas e particulares existentes no Extremo Sul da Bahia”, afirmou.

 

Fauna monitorada

Com auxílio do Instituto Água Boa, a fauna das reservas está sendo monitorada. Na região, agora protegida, já foram identificados diversos mamíferos de médio porte, répteis, aves e anfíbios, o que demonstra a efetividade destas florestas no abrigo da fauna presente no Extremo Sul da Bahia.  Os Planos de Manejo já começaram a ser elaborados pelos proprietários das reservas, o que irá viabilizar a visita de alunos das escolas públicas do município para aulas de educação ambiental e também incentiva pesquisas científicas, o que já ocorre no local.

Pablo Almeida lembra que qualquer proprietário rural, de pequeno, médio ou grande porte, pode criar Unidades de Conservação Particulares, em sua propriedade, na área total ou em parte dela, sem perder a titularidade e o domínio. O Projeto Biomas da Bahia pode apoiar tecnicamente na materialização, bastando acessar o site do Biomas da Bahia, onde estão as informações necessárias e as formas de entrar em contato com o MP.

 

Fonte e fotos – Cecom/MP

Compartilhe nas redes sociais:

Leia mais

Ao-apresentar-um-ou-mais-sintomas-da-Dengue-e-imprescindivel-que-a-pessoa-procure-um-servico-de-saude-para-diagnostico-e-tratamento-adequado
buzu-obitos-1-1
stf-foto-divulgacao
01HV4N7Y4VV8557B82P3QDS2QT
download
incendio-Amazonia1
dengue
Lula
SergioMoro-Podemos-Filiacao-Candidatura-Presidente-AlvoaroDias-RenataAbreu-39-scaled-1-848x477-1
1664292344633315f8bf64b_1664292344_3x2_md
20240409_102426
Carros-transito