O Povo News

"Dia Mundial da Paz" 01 de janeiro

“O Dia Mundial da Paz é uma data comemorativa estabelecida pela Igreja Católica e celebrada anualmente no primeiro dia do ano, 1º de janeiro. Como o próprio nome sugere, o Dia Mundial da Paz tem como propósito promover a paz. A data comemorativa é marcada por um discurso realizado pelo papa no Vaticano.

Para a Igreja Católica, a celebração é considerada parte do período natalino, pois se realiza durante a Solenidade de Maria, mãe de Deus. Apesar da criação católica, o intuito do dia é que a paz seja celebrada e promovida por todos os povos, independentemente de sua religião. De toda forma, a celebração ainda tem uma forte ligação com o catolicismo.

Mesmo a Organização das Nações Unidas celebra o Dia Internacional da Paz, comemorado em outra data, 21 de setembro. Vale mencionar que o 1º de janeiro também é separado para o Dia da Confraternização Universal, que procura passar a mesma mensagem: a da promoção da paz no mundo. Essa data comemorativa é, inclusive, feriado nacional no Brasil.

O principal momento da celebração do Dia Mundial da Paz é o discurso que o pontífice realiza. Os discursos, naturalmente, giram em torno da promoção da paz, e, desde de que a data foi criada, os papas Paulo VI, João Paulo II, Bento XVI e Francisco I foram aqueles que discursaram. No ano de 2023, o discurso foi feito por Francisco I, tendo como tema “Ninguém pode se salvar sozinho: juntos, recomecemos a partir da covid-19 para traçar sendas de paz”.”

“A celebração do Dia Mundial da Paz foi iniciada na década de 1960, sendo originalmente proposta pelo pontífice Paulo VI, em 1967. Com a aprovação da ideia, sua primeira celebração se deu em 1º de janeiro de 1968. Na ocasião, o papa discursou acerca da importância da celebração da data nos anos seguintes e da construção da paz entre a humanidade.

O papa ainda pontuou que a celebração, embora seja uma criação católica, defende um objetivo que é interesse de todos os povos do planeta: a paz. Sendo assim, a promoção desse dia não deve ser apenas um feito católico, mas de todos, não importando sua religião. Vale considerar que a defesa da paz na década de 1960 levava em consideração a polarização do planeta entre soviéticos e norte-americanos e as suas consequências mundiais.

A ideia do Dia Mundial da Paz não era apenas promover a paz entre os povos, no sentido de acabar com as guerras no planeta, estava também no sentido de construir a paz entre os indivíduos. Esse dia, portanto, foi criado para construir uma relação de paz entre as pessoas, entre os indivíduos e o Estado, entre os próprios Estados, e entre os Estados e a comunidade global, isto é, a humanidade.

Ademais, é importante pensarmos que o Dia Mundial da Paz é também um momento de defender a promoção de condições mínimas de dignidade para a humanidade, uma vez que isso é uma condição para o estabelecimento da paz. Nesse sentido, a data ressalta a importância de garantir a defesa dos Direitos Humanos como caminho para um mundo pacífico.”

“O Dia Mundial da Paz tem como objetivo a promoção da paz entre os indivíduos e entre os Estados. Além disso, propaga a ideia de criação de condições que permitam que a humanidade possa viver de maneira harmoniosa e digna, com o respeito aos Direitos Humanos.

O propósito dessa celebração é propiciar a criação de uma cultura que permita com que os indivíduos sejam portadores e defensores da paz. Ela serve como porta-voz para indivíduos, movimentos sociais, instituições religiosas, organizações internacionais e outros que estejam interessados em promover a paz no mundo.”

Compartilhe nas redes sociais:

Leia mais

gasolina
Imagem do WhatsApp de 2024-07-25 à(s) 15.08
o-que-fazer-no-dia-dos-avos
20240724_202940
reforma-telhados-CSC_01-350x214
xr:d:DAF85N6kemA:4,j:6761447740503998508,t:24021521
99446DE0-9827-4796-9CAF-88C06B9A020C-1024x683
IMAGEM-DO-AWEBIC-58-1
pelourinho-3-Fotos-Mateus-PereiraGOVBA
post-1721648600
images
b33d8f26-0b34-4512-9d7e-99b9e7aee276