O caminhoneiro é uma das profissões mais imprescindíveis do país. É este profissional o responsável por levar 75% de tudo que é produzido no Brasil. Seja aquele simples tomate na feira ou a TV comprada pela Internet, muito provavelmente eles chegaram até você graças ao caminhão. Por isso, não admira que o caminhoneiro seja tão importante a ponto de ter três datas comemorativas no ano.
Isso mesmo, o Dia do Caminhoneiro pode ser celebrado em três momentos distintos ao longo do ano: 30 de junho, 25 de julho ou 16 de setembro. Cada data tem uma razão de ser e uma origem diferente, e não só merece, como deve ser celebrada.
Porém, vamos entender por que o Dia do Caminhoneiro é comemorado três vezes ao ano.
30 de junho
Em 1986, o então governador de São Paulo, Franco Montoro, sancionou a Lei nº 5.847 que determinou 30 de junho como o Dia do Caminhoneiro no estado. Apesar de ser uma data oficial regional, muitos caminhoneiros em todo o país também celebram o dia.
25 de julho
Em 25 de julho comemora-se o dia de São Cristóvão, o padroeiro dos motoristas. O santo da Igreja Católica recebeu esse nome por significar “aquele que carrega Cristo”.
Essa correlação entre “carregar” e “viagem” é a principal razão para ter o santo como padroeiro dos caminhoneiros e motoristas. Tanto que é normal esta data ser a mais popular como Dia do Caminhoneiro. É neste dia em que ocorrem diversas manifestações de fé Brasil afora, como procissões, festas e carreatas, com direito à bênção de caminhões e de outros veículos
Bom lembrar que 25 de junho é o Dia do Caminhoneiro, como também o dia de todos os motoristas: de ônibus, taxistas e de carros de passeio. Ou seja: o Dia de São Cristóvão também é celebrado por todos os condutores de veículos em geral.
16 de setembro
O caminhoneiro ainda tem um dia nacional “formal” para chamar de seu. Em 2009, o então vice-presidente José Alencar sancionou a Lei nº 11.927, que instituiu 16 de setembro como Dia do Caminhoneiro em todo o território brasileiro. Pode não ser a data mais popular em termos de celebração como o Dia de São Cristóvão, mas está no calendário oficial do país.