O Povo News

Dia 29 de Abril - Dia Internacional da Dança

O significado da dança vai além da expressão artística, podendo ser vista como entretenimento, desenvolvimento da criatividade e importante forma de comunicação. Através da dança, uma pessoa pode expressar o seu estado de espírito.

O Dia Internacional da Dança é comemorado no dia 29 de Abril. Essa data tão especial e que visa o reconhecimento da arte da Dança, tanto artístico quanto educacional, foi instituída no ano de 1982 pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura) e oficializado pela DACI (Dance Child International), uma organização interna da Unesco.

A data do dia 29 de Abril, Dia Internacional da Dança, foi escolhida especialmente, pois comemora-se o nascimento de Jean-Georges Noverre (1727-1810), um grande mestre da dança. Noverre foi bailarino e professor de ballet, e ficou conhecido por ter escrito uma das obras mais importantes da história sobre dança: Lettres sur La Danse ou “As Cartas Sobre a Dança”, em português.

No Brasil, a data está associada e homenageia uma personalidade brasileira de muita relevância no balé, Marika Gidali, bailarina que, com Décio Otero, fundou o Ballet Stagium em 1971 em São Paulo, inaugurando no Brasil uma nova maneira de se fazer e apreciar dança. Ademais, o objetivo principal em criar essa data faz parte de um movimento que busca incentivar governos de todo mundo e também o público em geral, a apoiar e a dar a devida importância para a Arte da Dança visando uma melhoria das políticas públicas.

Se faz necessário afirmar que enquanto a dança tem sido uma parte integral da cultura humana através de sua história, não é prioridade oficial no mundo. Segundo o professor Alkis Raftis, então presidente do Conselho Internacional da Dança, disse em seu discurso em 2003 que “em mais da metade dos 200 países no mundo, a dança não aparece em textos legais (para melhor ou para pior). Não há fundos no orçamento do Estado alocados para o apoio a este tipo de arte. Não há educação da dança, seja privada ou pública”.

Acreditamos que mesmo diante de um certo descaso com a Dança (e até mesmo com a Arte em geral), existir datas que possam reafirmar, comemorar e criar redes de apoio e incentivo a Dança é de extrema importância e necessário para que haja maior visibilidade e reconhecimento dos profissionais da área, como artistas, professores, bailarinos, educadores e todos aqueles que de algum forma fazem parte contribuindo na construção da História da Dança na humanidade.

Compartilhe nas redes sociais:

Leia mais

dia-nacional-dos-animais-3
Capturar
Capturar
Capturar
Capturar
ir-imposto-de-renda-receita-federal-declaracao-1678888043968_v2_900x506
Fachada-Hospital-de-Base-Luís-Eduardo-Magalhãs-Foto-arquivo
20250306_152934
OIP
Fotos-Casa-CivilBR-1-350x233
32
portal-do-bibliotecario-virtudes