O Povo News

Defensoria vai percorrer toda a Bahia combatendo prisões irregulares; Teixeira de Freitas recebe projeto Liberdade na Estrada em julho

A Defensoria do Estado da Bahia (DPE/BA) anunciou o projeto Liberdade na Estrada, iniciativa que irá percorrer mais de 8 mil quilômetros no Estado, dentro de dois anos, organizando mutirões em 20 unidades prisionais especialmente para rever a situação processual e a legalidade das prisões provisórias nas comarcas que não possuem defensores públicos.

O município de Teixeira de Freitas receberá o mutirão do projeto Liberdade na Estrada de 10 a 14 de julho.

 

Regra processual

A regra, pela lei processual, é que as pessoas respondam processos em liberdade. Contudo, existe o alarmante contexto de pessoas ainda não julgadas em definitivo, e, portanto, ainda presumidas inocentes, que permanecem presas mesmo quando os requisitos deixam de existir.

“A prisão em si é muito dura, e qualquer tempo a mais que o necessário é um preço muito alto”, “O objetivo principal é o desencarceramento e a redução da população carcerária. No lugar de presas sem justa causa, essas pessoas devem ser olhadas com foco na ressocialização. Porque dentro do sistema prisional, a ressocialização fica mais difícil, você interrompe todas as outras possibilidades de vida, emprego, contato com a família”, explica a coordenadora da Especializada Criminal, Alexandra Soares.

“O Liberdade na Estrada foi pensado e criado pelos ex-coordenadores da Especializada Criminal da Defensoria, os defensores públicos Fabíola Pacheco e Pedro Casali, que inscreveram o projeto no Ministério da Justiça, e por isso a gente tem mais essa ferramenta de atuação defensorial no atendimento ao presos”, destacou a atual também coordenadora da Especializada Criminal Larissa Guanaes.

A iniciativa de percorrer as penitenciárias do interior do estado é fruto de parceria entre a Especializada Criminal e o Núcleo de Gestão de Projetos e Atuação Estratégica. Já como parte do projeto, a DPE/BA atendeu 145 presos provisórios no Conjunto Penal de Eunápolis, em abril, e 132 presos provisórios no Conjunto Penal de Itabuna, em maio.

 

Fonte e fotos: Ascom/DPE

Compartilhe nas redes sociais:

Leia mais

juscelino-filho-uniao-brasil-ma_1_82974
prf-monitora-as-rodovias-federais-1789180-article
aa7da61b146be195665538d8fb64aed8
Capturar
BMC-HOJE-23-1140x597-1-750x375
IMG-20240617-WA0177
Imagem do WhatsApp de 2024-06-16 à(s) 11.07
desertificacao-1
Sessão para eleição dos membros da mesa diretora da Câmara dos Deputados
Plataforma-P-55-da-Petrobras-no-Campo-de-Roncador-Foto-Divulgacao
cerveja-bebida-alcool
Imagem do WhatsApp de 2024-06-13 à(s) 11.07