Franedir Gois/OPovonews
O diretor do CER IV, Marcelo Matos, junto com sua equipe tem feito um trabalho primordial com os usuários que a cada dia buscam os serviços. Um atendimento humanizado e repleto de profissionalismo, deixando as pessoas gratas e satisfeitas.
São muitos os usuários que procuram a cada dia, sobretudo as pessoas que tem deficiência, no físico e intelectual e mais tarde terá a deficiência auditiva e, também a audiovisual, daí por que a sigla CER IV. Na reabilitação física o atendimento é ambulatorial e não urgência emergência, os usuários para serem atendidos tem que ter uma deficiência instalada, através de uma patologia, ou seja, um quadro específico, o indivíduo é encaminhado através de uma unidade de saúde, seja UPA, Regional ou PSF e por meio de uma guia o atendimento é feito.
O Centro Especializado em Reabilitação (CER), serviço de média e alta complexidade, amparada no Programa Viver Sem Limites, do Governo Federal.
O Centro de reabilitação objetiva ampliar o acesso e a qualidade de serviços no âmbito do SUS visando garantir o desenvolvimento de habilidades funcionais das pessoas com deficiência para promover sua autonomia e independência.
O CER presta um serviço que é exemplo para o país, com excelência no atendimento a população e está em Teixeira de Freitas, abrindo espaço para os outros municípios da região
“Atenderemos aqui a macrorregião de Teixeira de Freitas, de Belmonte até Mucuri.Temos aqui toda a parte de reabilitação física, que inclui os pacientes com microcefalia, amputações, que tenham sofrido AVC [acidente vascular cerebral], AVE [acidente vascular encefálico], síndrome de Guillan Barre, Parkinson; além da reabilitação intelectual, voltada para o público que possui síndrome de Down, autistas, crianças com atraso de desenvolvimento. É um público muito diverso, pouco visto e que precisa dessa atenção especial”. Disse Marcelo Matos, diretor geral do CER.