Franedir Gois/OPovonews
A Associação de Produtores Remanescentes Quilombolas de Volta Miúda realizou um grande encontro regional nesse domingo (7), com presença e representações de comunidades quilombolas de: Helvécia (Gilcinete e Faustina), Rio do Sul (Benedito Quintiliano), Rio do Sul e Helvécia, ambas do município de Nova Viçosa. Vila Juazeiro, Ibirapuã (Núbia) e comunidade anfitriã (Volta Miúda) com presença de Dona Brasília Aleixo, seu irmão Brasílio e comunidade.
O encontro foi enriquecido com presença de instituições educacionais tais como: UNEB UFSB, IF Baiano, representações de outras instituições.
Conduzido por Professor Dr. Júlio César de Sá da Rocha, coordenador da Faculdade de Direito da UFBA e a pesquisadora Fábia Carvalho que esclareceram de forma ampla sobre Elaboração de Protocolos de Consultas e Planos de Proteção Territorial ligados a Povos e Comunidades Tradicionais da Bahia.
As comunidades presentes promoveram momentos especiais com danças, batucadas e muita demonstrações que rememoram seus ancestrais. Aqui queremos enaltecer a competência e compromisso profissional de Dr. Júlio, ele que veio, de Salvador, dirigindo nessas estradas perigosas, simplesmente para ajudar nossas comunidades quilombolas de toda região.
Célio Leocádio, presidente da Associação anfitriã do encontro fez suas ponderações, todas elas anotadas por Dr. Júlio César que se propôs a ajudar as comunidades.