O Povo News

5 de Setembro – Dia da Amazônia

Em 5 de setembro, é comemorado o dia da maior floresta tropical do mundo: o Dia da Amazônia. Comemora-se a data para chamar a atenção para a importância de uma das maiores riquezas da humanidade. A data foi escolhida para homenagear a criação da Província do Amazonas, por D. Pedro II, no ano de 1850.

A Amazônia é um patrimônio natural inestimável e é a maior reserva natural do planeta. Possui sete milhões de quilômetros quadrados, sendo cinco milhões e meio de florestas. A Amazônia é o maior bioma brasileiro, e a sua bacia hidrográfica é a maior do mundo. A proteção do bioma amazônico é fundamental para o equilíbrio do meio ambiente e do clima na Terra e para a produção e conservação dos recursos hídricos.

Nove países fazem parte do bioma amazônico: Brasil, Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana, Guiana Francesa, Peru, Suriname e Venezuela. Sessenta por cento do bioma Amazônia, que tem 6,7 milhões de km², está no Brasil. Vinte e seis por cento da sua área protegida está em território brasileiro. A Amazônia está presente em nove estados do Brasil: Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Roraima, Rondônia, Tocantins e parte do Maranhão e do Mato Grosso. Além disso, a Amazônia é o habitat de inúmeras espécies animais e vegetais e abriga diversas comunidades indígenas e tradicionais.

Ocorre que, áreas gigantescas da floresta amazônica brasileira são desmatadas todos os dias. Segundo dados do Greenpeace Brasil, já perdemos 20% da Amazônia brasileira e 17% do bioma, fato que é gravíssimo, pois está se chegando perto de um ponto irreversível de destruição, ou seja, a floresta poderá não conseguir mais se regenerar. Por isso, nessa data em comemoração ao Dia da Amazônia, o principal objetivo é alertar governos e sociedade civil a respeito da destruição da floresta, da importância de implementar políticas de fiscalização e controle e da importância da promoção do desenvolvimento sustentável na região, com a implementação de políticas públicas e programas de geração de renda, que preservem a floresta de pé e sua rica biodiversidade, levem melhorias socioambientais para a região, e consequentemente colaborem para mitigar a grave crise climática pela qual o mundo todo está passando.

 Texto: Denise Scabin – CEA/SEMIL

Compartilhe nas redes sociais:

Leia mais

65705b7096b2938b1dd5f1283e28abe8
animais
Imagem do WhatsApp de 2024-10-02 à(s) 18.06
WhatsApp-Image-2024-09-28-at-11.11
images
Imagem do WhatsApp de 2024-09-30 à(s) 14.35
WhatsApp_Image_2024-09-30_at_09.35
Capturar
Design-sem-nome-87
20240928_114659
dia-mundial-do-coracao
O-‘Terror-do-INSS-idoso-alcanca-a-marca-dos-123-anos-de-idade